TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR: PARA ALÉM DA DOCÊNCIA

Por:   •  23/10/2016  •  Artigo  •  32.705 Palavras (131 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 131

Universidade do Estado do Pará[pic 2][pic 3][pic 4]

Centro de Ciências Sociais e Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

FLÁVIA BAHIA LACERDA

O PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR: PARA ALÉM DA DOCÊNCIA

BELÉM-PA

2016

FLÁVIA BAHIA LACERDA

O PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR: PARA ALÉM DA DOCÊNCIA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, como exigência para obtenção do título de Mestre em Educação, orientada pela Profª Drª Tânia Regina Lobato dos Santos    

BELÉM-PA

2016

FLÁVIA BAHIA LACERDA

O PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR: PARA ALÉM DA DOCÊNCIA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.

Banca Examinadora

____________________________________________________

Profª Drª Tânia Regina Lobato dos Santos

Orientadora

______________________________________________________

Profª Drª Ivanilde Apoluceno de Oliveira – UEPA

Membro

_____________________________________________________

Profª Drª Hildete

Membro

Avaliado em _____ / _____ / 2016

Conceito ____________________

Catalogação da biblioteca

Às minhas avós e meus pais.

AGRADECIMENTOS

A jornada do mestrado se concretiza! E eu não conquisto mais essa fase só, essa jornada foi construída com a ajuda, com a dedicação e com a fé e torcida de muitas pessoas que fazem parte da minha história.

À Deus sou grata por tudo que me proporciona e não tenho dúvida de foi ele o maior mediador para que eu pudesse chegar aqui. Sou grata pelas pessoas abençoadas que colocou na minha vida e principalmente pela oportunidade de somar conhecimento, sabedoria e amizades.

Aos meus pais Alberto e Izabeth, meus primeiros educadores, e que educadores... aprendi e aprendo a cada segundo com vocês, as atitudes valem muito e vocês me mostram isso sempre. Vocês são minha razão de viver e as pessoas a quem eu devo orgulhar! Amo vocês.

Aos meus amigos, principais incentivadores Agenor e Ilca Sarraf, meu muito obrigada por compartilharem seus conhecimentos e doarem seu tempo durante o processo seletivo do mestrado para me guiar. À minha orientadora de TCC e orientadora de todas as horas, Professora Rosilene Gonçalves, meu muito obrigada por jamais me deixar sem respostas.

À minha família Bahia e Lacerda, agradeço por terem me acolhido, dado força, colo e conselho. Minhas avós, Terezinha Bahia e Edinair Lacerda são exemplos de mulheres, espero um dia poder ser um pouco do que vocês foram e são para mim. Minha vovozinha, Maria Bahia (bisavó), me proporcionou os primeiros ensinamentos de carinho, de cuidado e são os que eu carrego comigo.  

Aos meus colegas do mestrado, que concretizaram a turma 10 em número e potencial, agradeço por me socorrem nos momentos de angústia e indefinições do projeto de pesquisa. Agradeço em especial Luciane Tavares e Cristiane Ferreira as quais dividimos orientações, dúvidas e soluções, vocês foram essenciais para o meu conforto emocional.

Ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED-UEPA), agradeço em nome da Profº PHD Ivanilde Apoluceno, aos professores, assistente administrativos, técnicos em educação, serviços gerais, colegas de turmas, vocês compõem relações imprescindíveis para que o Programa aconteça e construa profissionais significativos para a sociedade.

À Prof. PHD Tânia Lobato dos Santos, agradeço por ter acreditado no meu projeto, por me direcionar em cada orientação e por escutar minhas angústias que ultrapassavam as linhas acadêmicas, surgindo com conselhos que me retornavam ao foco principal naquele momento, que era a escrita da dissertação.    

À Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) e em especial as pedagogas dessa instituição, meu muito obrigada por abrirem as portas e compartilharem suas experiências.

Grata,

Flávia Bahia Lacerda

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do pedagogo, para além da docência, em hospital público de Belém/Pa. Caracteriza-se este trabalho como qualitativo na perspectiva de Chizzotti (1991) e Teixeira (2011), com abordagem sócio histórica (Freitas, 2003). Como técnica de análise da dados far-se-á uso de elementos da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2006). A coleta de dados será feita por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. A vivência do pedagogo foi realizada em um hospital público do município de Belém, de ensino e pesquisa, referência em saúde da mulher e da criança no Estado do Pará, os sujeitos desta pesquisa são três pedagogos, distribuídos nos seguintes setores: gerência de ensino (1), gestão de pessoas (1) e coordenação de residência médica (1). Espera-se compreender a prática/função do pedagogo dentro do espaço hospitalar no que tange a função que ultrapassa os limites da docência. Espera-se com a análise do dia-a-dia dos pedagogos do hospital, obter informações que compreendem a prática pedagógica, a formação, saberes que profissionais da educação constroem no hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (216.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (208.7 Kb)  
Continuar por mais 130 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com