TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Psicólogo no Contexto Hospitalar

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR








           






Campinas-SP
2014

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia




ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR

Trabalho apresentado à disciplina    “Psicologia: Ciência e Profissão” do1º semestre do curso de Psicologia da  Universidade Paulista – UNIP.

                                                 



Campinas-Sp
2014

SUMARIO

Apresentação....................................................................................            4
I.       Informações sobre a realidade da profissão.............................              
II.      Análise e discussão dos dados..................................................
III.     Entrevistas
IV.    Conclusão...................................................................................
Referências.........................................................................................
Anexos................................................................................................



APRESENTAÇÃO
                       

                                 O presente trabalho teve o intuito de aprimorar os nossos conhecimentos no curso de Psicologia do primeiro semestre, nos incutindo a tarefa de fazer entrevistas com os psicólogos da área hospitalar, o que por sinal foi gratificante para toda a equipe. Conseguimos obter um olhar mais complexo diante da especialidade da profissão, tendo em conta que adquirimos amplo conhecimento, exemplo disto é: quais as condições de trabalho; as formas de atuação; as práticas utilizadas; qual o publico mais atendido; a função social e as suas contribuições.
Alem disto o trabalho vem a nos mostrar a real situação do psicólogo no mercado de trabalho, a demanda profissional, salário e as necessidades para ser um bom especialista e ético em seu meio.
                                             

                                                                   

                                                   

Análise e discussão dos dados

 Os psicólogos da área hospitalar atuam de diversas formas dentro do contexto. No hospital geral à diversos meios, como: UTI Adulto, Neonatal, Pediatria, Maternidade, Ginecologia, Fisioterapia, Quimioterapia, Clinica médica e entre outros dependo da rede de saúde. As intervenções executadas pelos profissionais consistem em adaptar os pacientes as determinadas circunstancias, tanto para a facilidade da equipe multiprofissional quanto para o próprio bem estar do paciente, sempre tem a possibilidade de alguns enfermos estarem inconscientes como também não estarem orientados em tempo e espaço, e isto requer uma avaliação que é feita pelo especialista, alem disso o processo de hospitalização, traz algumas angustias para os membros da família do hospitalizado e que tal situação carece de psicólogos, nessa parte ele interage de uma forma mais emocional, acalmando, ajudando a entender o momento e orientando. Temos ainda os pacientes não conscientes à família, e também os que estão, sendo assim pode haver uma interferência novamente do profissional, onde lhe cabe predizer se determinado momento é bom ou não para as relações familiares ( família e paciente ). As vezes, o psicólogo faz uma analise com os pacientes, mas não foca tanto na vida pessoal, só se a vida pessoal estiver interferindo na internação, porem a área da UTI Neonatal fortalece o processo de análise devido os nascimentos de alguns bebes com fatores teratogênicos, que ficam internados por alguns meses, porem o psicólogo não da suporte aos bebes, mas sim as mães que consequentemente fazem surgir novas questões durante esse tempo, mas fica a critério da ética do profissional saber até onde chegar e ir. Já na parte cirúrgica à um acompanhamento, este trabalho refere-se a ajudar o paciente a determinadas situações, como: Que cirurgia é? Tipo? Os métodos? Se tem dor ou não; É uma atividade voltada a, compreensão dos métodos, o que vai ocorrer e o que não vai, como é feito e prevenções, é voltado para o equilíbrio emocional com relação as práticas médicas. Vale ressaltar que por ser um meio de trabalho com diversas áreas, ele interage também com os médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e todos os outros.  
O local de trabalho é o ambiente geral, e em alguns hospitais tem uma sala, mas não são todos, entretanto eles se arremetem a atender a todos e em diversos lugares, no leito materno, na UTI, nas redondezas da área de saúde como os próprios jardins, até em situações inesperadas já que tal espaço é conturbado.
Os psicólogos dizem terem autonomia dentro da área, pois não prestam informações de suas atividades para nenhum superior. Trabalham com todos os técnicos dentro do meio da saúde, desde da enfermagem até os médicos das especialidades.
A inserção dos peritos no hospital e a sua afirmação esta sendo um processo gradual, pelo fato de outros profissionais não terem conhecimento da necessidade deste,no entanto o mesmo esta se firmando lentamente, por que é eminente o trabalho do psicólogo, esta ponte entre os diversos profissionais, pacientes e principalmente o convívio e o estabelecimento da humanização e a harmonia no ambiente. Em um contexto geral a percepção do profissional, é algo para ser desmitificado, pois há quem diga que psicólogos são para loucos, essas ideias aos poucos estão se desmoronando, por que a cada dia o processo da área é crescente, embora o mesmo não seja rápido. A demanda social é relativo conforme os hospitais, nos públicos em áreas mais precárias é predominante a classe baixa com menos escolaridade, no entanto nos particulares a classe média, alta e escolaridade em nível maior domina, em geral é eclético o publico, mas realmente vária diante do contexto situado, já em relação a idade e sexo é por ser dizer o mesmo, porem em específica situações se altera a informação, por que no inverno há uma demanda consideravelmente maior de idosos, pelo motivo do clima, sendo assim tendo queixas de pneumonia, problemas respiratórios e gripe por serem menos imunes as estas circunstancias. O meio hospitalar requer muita adaptação do profissional com relação as suas atividades, pois o ambiente exerce cirurgias, partos, transplantes, tem pacientes chorando, desesperados, óbitos, internações de filhos, marido, esposa, pessoas esquizofrênicas e muitos outros, é um local com uma enorme variedade de sentimentos e um grande contraste emocional, que caso não tenha um controle físico e mental pode atrapalhar o exercício da prática, é imprescindível a habilidade do profissional em ter uma boa conversação, ter relações com todos em seu meio, pois há uma interdependência entre a multiplicidade de técnicos e claro uma boa flexibilidade para determinadas situações, caso não tenha os requisitos é improvável o bom sucesso. Nesse meio foi ressaltado com grande ênfase, não só nessa área, mas em todas da psicologia, que é necessária a busca de um conhecimento exterior e cursos expecializantes, por que a graduação de psicologia ela traz a base do conhecimento e com relação a parte hospitalar falta diversos conhecimentos necessários para a atuação, sendo assim o curso carece de informações,  no entanto é bom,pois ressalva a necessidade do aprimoramento do curso a ser desenvolvido, e se isto ocorre é pelo fato da área estar se ampliando cada vez mais e necessitando mais de conhecimento.
O mercado de trabalho esta em crescimento gradual, visto que o profissional pratica as atividades apenas nas áreas de cuidado intensivo como a Hemodiálise, UTI e a Quimioterapia conforme a Lei, todavia é notável a necessidade dentro de outras áreas como a enfermaria, clinica médica e nos outros diversos ambientes, são poucas vagas cuja motivo é lenta expansão da profissão na área. O salário médio dos profissionais é de 2200,00 reais/40hrs semanais isto é o piso ,regularizando a nova lei seria 30hrs o que deixa os entrevistados ainda insatisfeitos, no entanto no caso dos concursos já aumenta, para 3500,00 reais, mas isso depende de cada instituição.
Todos os entrevistados sentem-se realmente satisfeitos com área e com as atividades praticadas, no entanto as previsões futuras nos deixa claro um aumento satisfatório, por causa das demandas e com a evidente necessidade que dia após dia se evidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com