TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Salmo Raskin

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA



FELIPE MAGALHÃES

Ra: D15HGB-7




Resumo do documentário

Filhos da Lua



BAURU

2017

1.RESENHA

        Filhos da lua é um termo dado aos albinos, pois por causa da falta de melanina em seus corpos, deixam a pele embranquecida, consequentemente, muito sensível a luz do sol, por isso, suas atividades eram feitas de noite, pois de dia sua pele fica machucada por conta dos raios UV. Mas o termo “Filhos da Lua” não é bem aceito dentre os albinos.

Na Ilha de Lençóis, localizada no Norte do Maranhão, ocorre um fenômeno um tanto peculiar, sua população é estimada em 500 habitantes onde existe uma grande população de albinos.

O fato dessa probabilidade ser alta, é o fato de que o albinismo normalmente tem 0,005% de probabilidade em afetar a população mundial, já na Ilha dos Lençóis, essa probabilidade é de 3%. Seis mil vezes maior do que a média mundial.

O motivo ainda é desconhecido, para os habitantes, é por causa de uma lenda, chamada Sebastianismo. Já para os cientistas, foram mutações genéticas que fizeram o gene TYR ser dominante dentre a população, tendo em vista que como foi uma terra colonizada por portugueses, sua única maneira de dar continuidade a sociedade seria reproduzir entre os mais próximos.

A população sofre por causa dessa mutação, causando câncer de pele e a maior probabilidade a cegueira. Nessa ilha a ajuda médica é precária e os moradores necessitam migrar em busca de tratamento. Para se proteger seria necessário protetor solar mas também não é de fácil acesso, roupas compridas são motivos de brincadeiras.

O câncer de pele é o maior inimigo dessa população, Telma Maria Silva, a nativa mais antiga da Ilha, faleceu no final de março de 2017 por câncer de pele. Sua contribuição de informações foi de suma importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com