TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epistemologia Da Teoria Humanistica

Pesquisas Acadêmicas: Epistemologia Da Teoria Humanistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  505 Visualizações

a que pratica para adequá-la à sua imagem de ser humano.

Apresentando sua versão do objeto da Psicologia como dotado de um nível de liberdade, criatividade e pró-atividade, os principais representantes da Psicologia Humanista se recusaram a

abandonar o método experimental, proclamando a sua abordagem como aderida à ciência moderna. Assim inauguraram um novo dilema, que tem acompanhado a história da Psicologia Humanista: deveria esta manter sua adesão ao método científico que não se adequa a seu objeto de pesquisa ou transformar a imagem de ciência que pratica para adequá-la à sua imagem de ser humano? Defende-se aqui tese de que a Psicologia Humanista, mesmo com as adesões proclamadas de Maslow e Rychlak, acabou por abandonar o método experimental para aderir a investigações finalistas.

Comentário:

Para os humanistas a principal questão é a incompatibilidade entre a visão de homem proposta pela psicologia humanista e as divergências entre essa visão e as normas impostas pelo método científico. O texto também expõe dificuldades, tais como, ter uma visão de homem, ter uma definição de psicologia humanista e ter métodos de pesquisas que sejam universalmente aceitas entre seus pesquisadores, mostrando que entre eles há muitas divergências. Pretendendo mostrar as origens, os questionamentos, os problemas, as diferenças, e as oposições da psicologia humanista entre ela e a ciência, entre ela e outras abordagens, entre ela e seus próprios membros, sua história e seu futuro ainda sem definição.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com