TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espessura da membrana plasmática

Seminário: Espessura da membrana plasmática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica, onde aparece como duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Tal estrutura trilaminar também é comum às outras membranas encontradas na célula, sendo assim denominada unidade de membrana.

A membrana plasmática é tipicamente lipoprotéica, mas, além de lipídios e proteínas, também apresenta hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns na membrana são os fosfolipídios, esfingolipídios e esteroides; a variedade de proteínas é muito grande.

O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides.

Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.

Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.

Além de conter o citoplasma, essa membrana regula a entrada e saída de substâncias, permitindo que a célula mantenha uma composição química definida, diferente do meio extracelular.

Além de aumentarem asuperfície celular, alguns microvilos possuem membranas que contém moléculas especiais. Por exemplo, algumas enzimas que só existem nos microvilos da membrana das células do revestimento intestinal,como as dissacaridases e dipeptidases, responsáveis pela etapa final da digestão de hidratos de carbono de proteínas, respectivamente.

A maioria das células possui microvilos, embora não tão numerosos eorganizados como os das células absorventes. Os microvilos encontrados nas células em geral são pequenos, de forma irregular, contém menor número de filamentos e se distribuem irregularmente por todaa superfície celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com