TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimulação Cerebral Profunda no Tratamento de dor Central

Por:   •  4/11/2022  •  Dissertação  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Clínico 2

Estimulação cerebral profunda no tratamento de dor central após acidente vascular cerebral: Relato de caso.

FMU - PSICOLOGIA, 1º SEMESTRE NOTURNO - 2022

EQUIPE:

AGECSIMILA PINHEIRO ARGUELES – RA 6697074

ELIZANGELA BEATRIZ DIAS DOS DANTOS – RA 1850930

LIDIANE PERA PINTO – RA 1792684

MARIA MARCIA DA SILVA CHRISTONI – RA 1837814

OSCAR GONÇALVES SOARES – RA  1831887

RAFAEL SACRISTAN CANO – RA 1834744

  1. O artigo relata um caso de lesão talâmica em decorrência de isquemia. Analisando os sintomas do paciente após lesão do tálamo, qual a relação entre a localização do tálamo e sua função?

Resposta: O tálamo é um dos receptores responsáveis por receber os comandos externos, como audição, visão, sensibilidade, comportamento emocional, e também nos comandos de funções mais complexas, trabalhando como retransmissor, enviando do córtex, por exemplo, as ativações ou desativações de coordenação de movimentos. Podemos então concluir que os sintomas do paciente estão correlacionados as disfunções do tálamo e suas funções por que o paciente apresentou dores, perda da sensibilidade e perda da função motora voluntária que estão relacionadas às funções do Tálamo.

  1. Foi realizado um implante de eletrodo cerebral com o objetivo de estimular adequadamente o tálamo e a capsula interna. A capsula interna forma um grande feixe de axônios que faz a comunicação entre centros subcorticais e o córtex. Como é classificado esse feixe de neurônios?

Resposta: É classificado como Estria Medular, localizado nas extremidades entre as superfícies dorsal e medial do tálamo.

  1. De acordo com o artigo, o quadro clínico de dor central pode se manifestar não apenas em lesões talâmicas, mas também em lesões de qualquer região do sistema nervoso somatossensorial. Onde está localizado o córtex somatossensorial e qual a sua função?

Resposta: No lobo parietal, parte do telencéfalo. Tem a função de nos fazer perceber sensações como o toque, a dor e o calor. Área responsável em receber os estímulos obtidos com o ambiente exterior.

Exemplo: quando colocamos a mão em algo quente, rapidamente emitimos essa resposta para o Sistema Nervoso Central.

  1. Os sintomas do paciente estão relacionados com um aumento da resposta aos impulsos aferentes. Explique o que são vias aferentes e dê um exemplo.

Resposta: São vias neuronais que estão ligados ao Córtex Motor que fica localizado no lobo frontal, anterior ao sulco central e se localiza no giro pré-central. Sendo responsável pelo controle dos movimentos voluntários e por dar os comandos. É formado pelas células piramidais gigantes ou células de Bets. Ele é conhecido também por: Córtex motor primário (CMP), Área 4 de Brodmann, M1.

  1. Qual o impacto das disfunções apresentadas pelo paciente para a sua qualidade de vida? Um acompanhamento psicológico pode ter um papel importante para este paciente?

Resposta: O paciente com quadro de Síndrome Talâmica após AVC (nesse caso em específico relatado pelo artigo) teve agravamento da depressão, portanto o paciente sofreu fisicamente e emocionalmente pelos os danos das doenças. Fisicamente devido às reduções de mobilidades, dores, e emocionalmente a mente é diretamente atingida pelas disfunções causadas pela doença, que coloca o paciente no espaço de incapacidade por não ter mais o estilo de vida que antes tinha em seu convívio social, familiar e íntimo. O papel do psicólogo é ajudar o paciente entender a situação atual que se encontra, e também contextualizar a doença e suas causas, levando o paciente ressignificar esse quadro, para tirá-lo do campo de culpas e insuficiências, evitando o agravamento do quadro de depressão, ou de outros traumas que venham a se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com