TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse

Projeto de pesquisa: Estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O stress é algo que não deve ser negligenciado. Ele é um dos problemas mais frequentes e duradouros que aflige diariamente desde estrelas do esporte até trabalhadores de escritório. O stress pode ser causado por uma variedade de coisas, inclusive pelo trabalho.

As causas de estresse são diversas e duas pessoas não respondem da mesma forma as situações estressantes, nomeadamente os de natureza profissional. Contudo, determinadas condições de trabalho em que se desenvolve a atividade, parecem constituir circunstancias indutoras de estresse para a maioria dos indivíduos.

A experiência psicológica de estresse, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se com sintomas físicos, emocionais, intelectuais e comportamentais, com repercussões na saúde do individuo.

Trabalho e Estresse

O que é Estresse?

Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.

O estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.

O estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser

mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.

O estresse pode ser excessivo porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga em excesso.

Estresse no Trabalho

Viver com qualidade de vida no trabalho é um tema que tem preocupado as pessoas. Saber conciliar trabalho e vida pessoal é um dos maiores desafios do mundo moderno.

Muitas pessoas se veem com pouco tempo para atender a demanda das obrigações e da vida pessoal, e com isso muitos profissionais se inquietam por não ter tempo suficiente para a família, lazer e saúde, e se amedrontam quando começam a perceber os sinais do estresse no corpo, decorrente das agitações, pressões e cobranças, entre outros.

No ambiente de trabalho, os estímulos estressores são muitos e bastante variados, como a ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial, entre outros.

A desorganização no ambiente ocupacional põe em risco a capacidade de rendimento do trabalhador. As condições tendem a piorar quando não há clareza nas tarefas que cada um dos trabalhadores deve desempenhar, assim como em ambientes insalubres.

Fatores relacionados ao serviço também contribuem para a pessoa manter-se estressada, como a sensação de insegurança no emprego, pressão para comprovação de eficiência, dentre outros. É importante

salientar também os fatores internos que cada pessoa traz consigo para o emprego, como seus conflitos, suas frustrações, suas desavenças conjugais, entre outros.

Numa pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA), que ouviu mil profissionais em diversos países, o Brasil liderou o ranking de horas trabalhadas por semana: 54 horas, contra a média mundial de 41. Abordando a questão da “exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil ficou em segundo no índice, atrás apenas do Japão e superando países como China e Estados Unidos.

O estilo de vida que nos impomos exige muito esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca em conflitos profissionais com cada vez mais competição e menos espaço.

O perfil que se diz ser de um bom profissional para o mercado de trabalho chega a passar por características de semideuses com absolutamente todas as características de um ser perfeito, nos levando a exigir demais de nós mesmos para nos encaixarmos no que o mercado diz ser o ideal, levando a um desgaste muito grande de energia e, por consequência, a um nível alto de estresse.

No caso do emprego, o medo da demissão e as pressões de chefes podem gerar no trabalhador um nível perigoso de estresse. É cada vez mais comum nos depararmos com casos de estresse extremos, impossibilitando trabalhadores de exercerem sua função no trabalho.

O fato é que trabalhar é necessário, e, como a maioria das pessoas que trabalham costuma passar em média oito horas diárias na atividade, o estresse no trabalho merece atenção especial.

Passamos muito tempo trabalhando, e, se essa atividade nos causar um estresse extremo, em algum momento isso pode ser fatal.

Causas e Consequências do Estresse no Trabalho

O estresse é um dos problemas mais frequentes e duradouros do século XXI, o qual aflige diariamente desde aos famosos artistas como também os trabalhadores de escritório.

O estresse pode ser causado por uma série de fatores como, o trabalho em excesso, problemas de família, casamento tumultuado e etc. Por isso, é de extrema importância que o estresse seja levado em consideração, pois se não evitado pode levar a problemas de saúde mentais e físicos, causando a elevação da taxa na respiração e o aumento da frequência cardíaca.

É muito importante entender o processo de surgimento do estresse, pois só assim saberá de onde ele está originando, quais são os seus sintomas e como aliviar. É de muita importância determinar qual a principal causa do estresse, pois assim se consegue controlar o problema de maneira efetiva, as principais causas possíveis do estresse no trabalho são:

* Estilo de liderança;

* Obrigações no trabalho;

* Condições do ambiente de trabalho;

* Relacionamentos interpessoais;

* Ambiente psicológico no trabalho;

* Preocupações com a carreira;

Porém, outros fatores podem desencadear o surgimento do estresse, como por exemplo, atitude negativa no trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com