TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo Vs Funcionalismo

Dissertações: Estruturalismo Vs Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  732 Visualizações

Estruturalismo VS. Funcionalismo

E-mail Imprimir PDF

E.B.Titchener

Um estudante de Wundt, E. B. Titchener era um forte apoiador do estruturalismo nos Estados Unidos, porém, ele sofria concorrência por parte de um forte opositor, a escola de pensamento do funcionalismo. O funcionalismo era liderado por William James e John Dewey. Enquanto os estruturalistas essencialmente queriam determinar “ o que era a consciência?”, os funcionalistas queriam determinar “ para que servia a consciência ?” em outras palavras, os funcionalistas queriam estudar o propósito, ou função da consciência e seus processos mentais básicos.

Os estruturalistas e funcionalistas debateram apaixonadamente sobre qual abordagem da psicologia seria melhor, cada qual esperando modelar a direção de suas linhas de pensamento. Embora nenhum dos lados emergiram como indiscutíveis ganhadores deste debate, suas energias e disposições levaram a psicologia a uma rápida divulgação, especialmente nos Estados Unidos.

G.Stanley Hall

G. Stanley Hall

Em 1883, G. Stanley Hall estabeleceu o primeiro laboratório de psicologia nos Estados Unidos, na Universidade de John`s Hopkins, embora apenas para fins acadêmicos, e em 1900, já existiam inúmeros laboratórios, três jornais de psicologia, e a Associação Americana de Psicologia já havia sido fundada. Posteriormente, os dois movimentos da psicologia ficaram em segundo plano, e foram substituídos pelas subseqüentes escolas de pensamento. Porém, tanto o estruturalismo quanto o funcionalismo, fizeram grandes contribuições para o campo da psicologia, e psicólogos hoje estudam ambos, a estrutura, e a função do consciente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com