TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estruturalismo E Funcionalismo

Trabalho Escolar: O Estruturalismo E Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 3

O estruturalismo surgiu com o inglês Wilhelm Wundt, fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal, e foi modificado ao ser levado por Edward B.Titchener, da Alemanha para os Estados Unidos. A intenção da criação do estruturalismo era explicar o real não apenas a partir dos seus elementos, mas, sobretudo a partir da suaestrutura, na qual se vê uma realidade independente.

Identificamos que Wundt tentava se fundamentar no modelo da física, focando em quantificação. Wundt não achava possível realizar mais de uma tarefa mental ao mesmo tempo, mais de um estimulo. Com isso passou a realizar experiências em um laboratório improvisado em sua casa, onde abordou tempo de reação e psicofísica.

Mais tarde, em um laboratório fundado na faculdade de Leipzig, começou as experiências onde realizava o estudo da mente, chamada de experiência consciente, onde só o individuo que viveu a experiência consegue relata-la de forma verdadeira e concreta, para isso utilizava o método de introspecção, onde o sujeito descrevia sua percepção através de estímulos tais como visuais e auditivos. A introspecção já existia na época de Sócrates, onde a inovação surgiu na aplicação do controle experimental.

Titchener, apesar de ser um forte apoiador do Estruturalismo, sofria concorrência por parte de um opositor à altura, a escola de pensamento do Funcionalismo.

O movimento funcionalista era liderado por William James e John Dewey, Eles - ao contrário do estruturalismo, que tentava determinar “O que era a consciência?” – focavam na busca do “Para que serve a consciência?”.

O Funcionalismo realizava o estudo da mente, das suas funções , estudos dos processos e o que eles causavam, acreditava-se que as experiências eram descobertas através das pessoas em adaptação ao meio ambiente. Para estudo, deveria ser utilizada a introspecção informal (auto-observação e auto-relato), e métodos objetivos.

O Estruturalismo era predominante nos Estados Unidos, porém com o surgimento do Funcionalismo, teve um enorme impacto na evolução da Psicologia. Uma mudança notável foi a incorporação de pesquisa do comportamento animal, e a incorporação de estudo sobre bebês, crianças e adultos com problemas mentais.

A atual psicologia americana é funcionalista em termos de orientação e atitude, dando ênfase a testes, aprendizagem, percepção e em outros processos funcionais que auxiliam a adaptação e ajustamento do indivíduo ao meio ambiente.

A teoria da evolução proposta por Charles Darwin criou condições para o surgimento da psicologia funcional, que estudava o papel adaptativo da consciência em vez do seu conteúdo.

Francis Galton também foi precursor do Funcionalismo. Foi ele que deu origem ao conceito dos testes mentais.

Galtos trabalhou com dois problemas relacionados com a área da associação: A Diversidade de Associação de Ideias e o Tempo de Reação. Com esses estudos, chegou à conclusão de que muitas de suas associações vinham da infância ou de experiências do passado que pensava já ter esquecido.

William James, principal precursor da Psicologia Funcionalista, afirma que o despertar de uma resposta física precede a emoção, principalmente as emoções mais rudes. Cria assim a teoria das emoções, onde as características são as mudanças corporais.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com