TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo X Funcionalismo

Dissertações: Estruturalismo X Funcionalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  2.325 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURALISMO

Proposta de Wundt, objeto da psicologia, o estudo da mente, da experiência consciente.

Métodos da psicologia

Introspecção controlada e experimentação em laboratório como forma de descobrir os elementos mais simples da consciente ou experiência imediata

Objetivos (sensações) e Subjetivos (sentimentos) com ênfase na identificação precisa das variáveis psicológicas em estudo, seu rigoroso controle, sua quantificação exata.

Exemplo: Ouve-se uma musica familiar, corta (para) a música no momento certo, no segundo mais emocionante. O que você sentiu e como reagiu quando você ouviu? Talvez alguns vão pensar que não reagiu de forma alguma, mas reagiu, com isso queremos demonstrar como você experimenta com o seu comportamento.

Com um exemplo simples e claro de sensações e sentimentos, que são as principais características da experimentação da Escola Estruturalista. A cronometria também foi um caso de experiência mental, medida do tempo que se demora para realizar uma atividade mental, em conjunto com o método experimental também é proposto o uso da introspecção. (É o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. Dentre os possíveis conteúdos mentais passíveis de introspecção, destacam-se as crenças, as imagens mentais, memórias (sejam visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis), as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento em geral (conceitos, raciocínios, associações de ideias).) Fonte Wikipédia.

Introspecção é a observação interior dos próprios atos, os estados da consciência.

Wundt propunha o método experimental só para os mais simples processos psíquicos, sensação, percepção, tempo de reação, atenção, sentimentos, pensando que a complexa atividade mental sob o contexto social não poderia ser estudada com este método. Propondo para a sua compreensão uma análise histórica e cultural.

Wundt também estudou a linguagem no fim de sua vida, o que hoje chamamos de psicologia sociocultural.

Com método histórico escreveu sua "Psicologia dos Povos", onde tentou entender os fatores históricos e sociais da mente.

Edward Titchener (1867-1927) o mais importante discípulo de Wundt foi o criador do Estruturalismo. O objeto de estudo era a experiência consciente. O objetivo do psicólogo, analisar a experiência mental específica em seu elemento mais simples. Descobrir as leis que regem a combinação desses elementos, conectar esses dispositivos às condições fisiológicas, através dos atributos do conteúdo mental, qualidade, intensidade, duração e clareza. Isso durante a execução de alguma tarefa ou estímulos apresentados no laboratório utilizando a Introspecção.

Com esses método estruturalista chegou-se a detalhes extraordinários na descrição dos tipos de conteúdos mentais. Assim diferenciando 38.000 tipos de sensações visuais e 11.000 sensações auditivas. A ênfase foi conquistada no método experimental e no laboratório como fonte para obter dados relevantes.

FUNCIONALISMO

O funcionalismo foi o primeiro sistema de psicologia com raízes americanas. Consistia um protesto contra a psicologia experimental Wundt e a psicologia estruturalista de Titchener, pois ambas não davam respostas as questões dos funcionalistas. O quê?, e Como? a mente produz. A visão que se tornou ponto central do funcionalismo americano foi a teoria de que a psicologia não tem como meta as descobertas dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. Para o funcionalismo, os psicólogos deveriam estudar os processos mentais das crianças, dos animais, anormalidades, e diferenças individuais entre as pessoas, ao invés de tentar entender o conteúdo consciente. Para isso deveriam utilizar a Introspecção informal, auto-observação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com