TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolvimento Humano III

Curso: Psicologia

Professora: Tatiane Dias Bacelar

ALUNA: ELAINE CRISTINA LOURENÇO DA SILVA

PSICOLOGIA / 6° PERIODO

Atividade destinada aos alunos que cursam somente a disciplina Desenvolvimento Humano III .

Data de entrega: dia 19/11/2014.

Assistir ao filme “Elza e Fred: um amor de paixão” e responder as questões abaixo:

1. Defina envelhecimento saudável, patológico e normal. Apresente exemplos retirados do filme.

Resposta:

O processo de envelhecimento se dá de forma diferenciada para cada indivíduo e a idade cronológica é somente mais um dos fatores que pode interferir ou não no bem-estar do paciente

Envelhecimento saudável: O envelhecimento é definido como um processo multidimensional. Pode-se apontar três indicadores de envelhecimento saudável: baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais; funcionamento mental e físico excelentes; e envolvimento ativo com a vida. saúde física; saúde social e saúde emocional, econômica, cognitiva dentre outras. O envelhecimento saudável refere-se ao processo de envelhecimento que não vem acompanhado de incapacidades ou doenças debilitantes. Pessoas que envelhecem de forma saudável podem manter uma vida ativa e saudável até morrerem de velhice. Além disso, elas não sofrem muitos dos aspectos indesejados do envelhecimento, como a perda cognitiva e a limitação de movimentos . Como síntese das alterações cognitivas em pessoas idosas, até os 60 anos, observa-se aumento no desempenho em habilidades que são fruto do acúmulo de processamento realizado no passado, como desempenho em tarefas de vocabulário e conhecimentos gerais sobre o mundo (associados aos conceitos de memória semântica e inteligência cristalizada). Entretanto, observa-se declínio linear após o início da vida adulta em tarefas que exigem foco de atenção e transformações no momento da avaliação, como tarefas de memória episódica e memória de trabalho (associadas ao conceito de inteligência fluida). O envelhecimento saudável está diretamente relacionado a muitos fatores psicossociais, como família, educação, cuidados com a própria saúde, além da motivação e iniciativa da própria pessoa, exercícios físicos, atividades culturais e religiosas. Manter contato com familiares e amigos parece estar contribuindo como um fator de proteção de suas condições cognitivas.

No caso dos personagens do filme, podemos perceber que Elsa e Fred tem um cuidado com a própria saúde, possuem autonomia e liberdade, pois moram sozinhos e contato social e com a família.

Envelhecimento normal:

O declínio de várias funções do corpo humano em decorrência da idade não é usualmente considerado como doença, apesar de essa distinção não ser tão clara algumas vezes. Por exemplo, a dificuldade em aprender um novo idioma e a tendência ao esquecimento são consideradas sintomas normais do envelhecimento

O envelhecimento está associado a alterações em todos os sistemas e órgãos do corpo humano. O cérebro também sofre alterações importantes. No decorrer do processo de envelhecimento são comuns queixas relacionadas ao esquecimento 6 e essa preocupação aumenta quando esses esquecimentos prejudicam as relações sociais ou quando atrapalham em tarefas importantes. A percepção negativa dos idosos sobre sua própria memória (acreditam que a velhice causa danos irreversíveis à memória) é uma das possíveis interferências para o desempenho inferior deste comparado com o desempenho dos jovens. Dificuldade em atividades que exijam flexibilidade e velocidade mental durante o processamento de informações pode ser comumente observada durante o envelhecimento.

Esse declínio de memória pode estar associado com fatores genéticos e ambientais. Sabe-se que o fato de envelhecer acarreta alterações na velocidade de processamento das informações,

Propiciando um tempo maior para processar, ler, compreender e memorizar dados. A diminuição da capacidade de memorização, aquisição e retenção de nova informação além das alterações mencionadas, o envelhecimento normal pode acompanhar-se de outras manifestações neurológicas.

Entre elas encontram-se:

Perturbações do equilíbrio

- Postura encurvada

- Lentificação da marcha, com passos mais curtos

- Maior sensibilidade à luz intensa e menor adaptação ao escuro

- Surdez variável, especialmente para sons agudos

- Diminuição do gosto e do olfato

- Redução da velocidade e potência muscular , entre outros.

Em relação ao filme, percebi que os personagens se encaixam no processo de envelhecimento normal, com algumas limitações físicas, porém com facilidade de interação social e autonomia em controlar a própria vida.

Envelhecimento patológico:

O envelhecimento patológico é aquele que torna o idoso parcialmente incapacitado. Esta incapacidade faz, muitas vezes, com que eles se isolem e se tornem dependentes dos cuidados dos terceiros, ou seja, perdem a sua autonomia. A deterioração ou incapacidade da função neurológica: perda da fala, perda da linguagem, perda da memória, perda da visão, perda da destreza, perda da identidade e inúmeras outras deficiências e perda das funções (ou faculdades) específicas".

A presença de co-morbidades interfere no desempenho cognitivo dos idosos, como comprometimentos motores, sensoriais e da própria idade. O fato de o idoso estar inserido em um ambiente onde ele realiza atividades de vida diária, Também podem encurtar a expectativa de vida. E naturalmente fatores econômicos definem o acesso das pessoas aos cuidados médicos disponíveis.Fatores sociais têm um papel importante na saúde dos idosos. Pessoas de idade que mantém contato social regular, seja o cônjuge, amigos ou interesses externos, apresentam um nível mais baixo de problemas médicos. Um alto nível de educação também afeta o nível de saúde, estando associado à detecção prematura das doenças. Fatores psicológicos coexistem com e podem complicar as doenças de pessoas idosas. Por exemplo, um idoso pode ficar deprimido se sua doença resultar em perda da independência ou se perder amigos ou entes queridos.Um estilo de vida sedentário, dieta desbalanceada, cigarros e consumo excessivo de álcool e drogas podem danificar vários órgãos ao longo do tempo, frequentemente até mais do que a idade em si. Se o envelhecimento e a reforma forem encarados como o começo de uma existência sem sentido, sem quaisquer objetivos ou finalidades, tal pode conduzir a um declínio físico, à ansiedade, à depressão, ao sentimento de desespero. As doenças crônicas, as mudanças fisiológicas, a má nutrição e a medicação podem exacerbar os problemas psicológicos dos idosos.

Demências como sejam Alzheimer, enfartes cerebrais múltiplos, deficiência de vitaminas, doenças cardíacas ou respiratórias, doenças cerebrovasculares (AVC), entre outras, podem-se manifestar em idades mais avançadas e o seu aparecimento estar relacionado com acontecimentos de vida ou estilos de vida não saudáveis adotados pelas pessoas.

Os personagens do filme apresentam alguns indícios e sintomas de algumas limitações físicas e doenças. No caso da personagem Elsa, que faz hemodiálise, porém não a impossibilita de viver de forma saudável de forma autônoma com suas rotinas do dia a dia.O personagem Fred, apresenta no incio do filme, uma leve depressão e desgosto pela vida pela perda da esposa, mas também, tal condição não o impossibilitou de viver de forma autônoma e independente.

2. O que você teria a comentar sobre os idosos do filme em relação aos seguintes aspectos? Justifique a sua resposta:

a) Bem-estar psicológico e mecanismos de auto-regulação na velhice

Resposta: No decorrer do filme, os personagens Elsa e Fred, demonstram o bem-estar psicológico e os mecanismos de autorregulação intactos em seu processo de velhice, pois apresentam a continuação do funcionamento psicossocial e bem-estar subjetivo mesmo na presença de doenças e outros fatores externos.

b) Bem-estar psicológico e estresse

Resposta: Os personagens do filme, apresentam bem-estar psicológico e baixo nível de estresse a partir do momento que começam a interagir entre si, pois começam a criar estratégias que possibilitaram se adaptar ao equilíbrio na fase da velhice . Também pode-se observar que Elsa e Fred, tinham capacidades cognitivas em relação a educação, a motivação e as atividades relacionadas à saúde, além da formação e da manutenção de redes sociais de apoio para uma velhice bem-sucedida. Eles apresentavam independência e persistência para fazerem suas atividades diárias, tinham a percepção do próprio envelhecimento, diversificavam as atividades e estavam abertos a flexibilidade em relação a mudanças, abrindo assim novas possibilidades.

c) Qualidade de vida na velhice como processo adaptativo

Resposta: O envelhecimento causa a diminuição da plasticidade comportamental, o que também leva a diminuição da capacidade de reagir e recuperar-se ao efeito de eventos estressantes. Assim, o desenvolvimento pode assumir diferentes direções e ocorrer crescimento em um domínio e declínio em outro. No filme, observei que os personagens Elsa e Fred, apesar de alguns eventos externos, como doença, perda da esposa, e declínio em algumas funções em relação a velhice, demonstraram progredir em relação as emoções e sentimentos no processo de adaptação para melhor qualidade de vida.

d) A rede de suporte social

Resposta: No filme, pude perceber que os personagens tinham um bom suporte social, já que recebiam e tinham contato frequente dos filhos, amigos. Acesso a atendimento medico relacionado a saúde física, cuidados pessoais e financeiros.

3. Identifique as potencialidades e as dificuldades apresentas pelos idosos do filme. Quais as variáveis no curso da vida poderiam ser utilizadas para explicar a variabilidade entre os idosos? Exemplifique e justifique.

Resposta:

Pude perceber que os personagens Elsa e Fred, tinham potencialidades e variabilidades parecidas. Eles tinham um bom funcionamento psicossocial e bem-estar subjetivos mesmo na presença de doenças e fatores externos, como a doença de Elsa e a perda que Fred sofreu em relação a ex-esposa. Mesmo com tais variáveis, eles apresentavam autoconceito, autoestima, senso de autoeficácia e grau de controle em relação a emoções e sentimentos. Logo, tinham várias potencialidades, em relação a um bom desenvolvimento do processo de velhice. Desenvolveram abertura para mudanças de pensamento e atividades. Pois ao interagirem entre si, inciou-se um processo de mudança de atitudes e atividades.

4. Caracterize o desenvolvimento dos idosos do filme segundo a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento de Erik Erikson.

Resposta:

Elsa e Fred, apresentavam senso de integração do self, pela aceitação da vida que tiveram, aceitando assim, a possibilidade da morte. Criando uma força psicossocial e desenvolvendo sabedoria e transcendência na velhice. Tinham boas relações sociais, o que criou capacidade interna em vencer suas próprias limitações. Com possibilidade de resolver conflitos do passado, investir nas relações sociais do presente e encarar a finitude da vida com serenidade

5. A partir de seus conhecimentos sobre o desenvolvimento humano elabore uma proposta de intervenção para um dos personagens principais do filme a partir do modelo SOC. Defina o objetivo para cada intervenção visualizando, sobretudo a qualidade de vida, respeitando a validade ecológica de sua intervenção. JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ESTUDADOS.

Resposta:

O modelo SOC são estratégias que possibilitam ao individuo adaptar-se ao equilíbrio mutável do crescimento e declínio ao longo da vida. Podemos tomar como estratégias para uma velhice bem-sucedida, o fortalecimento das capacidades cognitivas dos indivíduos através da educação, a motivação e as atividades relacionadas à saúde, além da formação e da manutenção de redes sociais de apoio são importantes para uma velhice bem-sucedida. Tais como:

- Independência e persistência;

- a disposição para solicitar e aceitar ajuda, e a percepção do próprio envelhecimento;

- diversificação de atividades, como passeios e viagens, novidade tecnológica e relacionamentos sociais.

- a flexibilidade em relação à mudanças, abrindo novas possibilidades causando assim a revolução de costumes,

- atividades de grupo, trabalho voluntariado ou remunerado,

- a prática de esportes, lazer e cultura.

- busca de novas ideias, estudos e exploração da criatividade.

- boa interação com família e sociedade;

- a ligação com a religiosidade,

- ambiente de moradia com menos pessoas, oferece mais liberdade e privacidade para o idoso, pode favorecer uma série de atividades dentro de casa, como por exemplo, assistir um canal de tv desejado, ouvir uma música preferida, preparar um alimento que se aprecia, receber amigos, enfim, ficar mais à vontade.

Fatores objetivos como nível socioeconômico, o nível educacional e o ambiente de moradia, sugerem a manutenção do modelo SOC na velhice. Além disso, as características pessoais como autoconceito, autoestima, senso de autoeficácia e grau de controle que o individuo idoso consegue manter sobre si mesmo, influenciam na socialização do idoso.

...

Baixar como  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »