TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da importância e conceitos relacionados à relação entre um médico e um paciente

Artigo: Estudo da importância e conceitos relacionados à relação entre um médico e um paciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUÇÃO

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É IMPORTANTE NO PRIMEIRO CONTATO MÉDICO-PACIENTE?

2.2 O PRIMEIRO CONTATO COM O PACIENTE. EMPATIA E COMPAIXÃO

3-CONCLUSÃO

1-INTRODUÇÃO

O presente Relatório foi solicitado pelo professor Paulo e teve como objetivo principal investigar a importância e os conceitos envolvidos na relação médico-paciente. A atividade foi realizada nos dias 07 e 14 de abril no Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares CADEF, localizado à rua São João, 340 - Governador Valadares, Minas Gerais.

Apesar de todo desenvolvimento técno-científico, o pilar da medicina ainda aquele sistematizado por Hipócrates (460-356 A.C.), a anamnese. O exame clínico é o elo de ligação entre a arte e a ciência médica, pois ultrapassando o campo racional temos da relação médico-paciente: a interpretação do que se sente, o contexto cultural, os fenômenos inconscientes, a aquisição do respeito e confiança. Afim de buscar essas informações, entrevistamos profissionais de saúde do local, bem como observamos a execução de seus trabalhos.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É IMPORTANTE NO PRIMEIRO CONTATO MÉDICO-PACIENTE?

Foi entrevista a fonodióloga B. A. que respondeu da seguinte forma? “O primeiro contato para mim depende da idade e do problema do paciente. A criança, por exemplo, precisa de mais atenção. Eu converso com a mãe e depois com a criança através de brincadeiras. Alguns não respondem direito e as vezes não tem compreensão, daí uso perguntas mais diretas com respostas SIM e NÃO. Saber escutar é de fundamental importância, não é simplesmente chegar e realizar o exercício ”.

2.2 O PRIMEIRO CONTATO COM O PACIENTE. EMPATIA E COMPAIXÃO

Foi entrevistada a fisioterapeuta S.H., de 34 anos, que respondeu da seguinte forma: “Primeiro é conhecer o paciente e qual é a queixa principal dele, para daí investigar o que ele tem. Estabelecer uma confiança mostrando-se aberto ao paciente. O paciente precisa sentir confiança em você. Confiança e saber ouvir são as principais coisas. Tudo dentro da individualidade de cada um. Compaixão é entender que os problemas que o paciente não revela, na realidade, são bem maiores, pois englobam preocupações, medos e dificuldades sociais e psicológicas. Mas mesmo assim deve-se tentar ajudar na medida do possível e não tentar abraçar o mundo com as mãos. Já a empatia é se colocar no lugar do outro facilitando assim a tolerância”.

3- CONCLUSÃO

Baseado no artigo "A Relação Paciente-médico: uma humanização da prática médica" de Andrea Carpara e Anamélia Lins e Silva Franco, em todo o processo diagnóstico e terapêutico, a familiaridade, a confiança e a colaboração estão altamente implicadas no resultado da arte médica. Gadamer, como uma referência ao pensamento hermenêutico, conduz a reflexão sobre a humanização da medicina, em particular da relação do médico com o paciente, para o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com