TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio

Trabalho Universitário: Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 4

Gabriela

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO BÁSICO 01 OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO

CURITIBA – PR

NOVEMBRO/2011

Gabriela

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO BÁSICO I OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO

Trabalho acadêmico entregue às disciplinas de Estágio de observação 01

CURITIBA – PR

NOVEMBRO/2011

RESUMO

Trabalho acadêmico de conclusão do estágio Básico I observação do comportamento. Este trabalho toma como base a observação, prática fundamental pra o psicólogo sendo importante ferramenta de coleta de dados. Dentre as diversas técnicas de observação foi escolhida para atuação no campo de estágio a técnica do registro contínuo cursivo, pois ela independe de conhecimento anterior da situação observada, por ser mais simples. Dentre os tipos de observações tem-se a observação assistemática que não utiliza métodos científicos por ser informal, é utilizada no dia-a-dia, já a observação sistemática, como o nome já diz, sistematização, utiliza-se de métodos científicos é empírica e possui objetivos bem definidos.

Palavras chave: Observação- registro contínuo cursivo- assistemática- sistemática.

SUMÁRIO

RESUMO

01.INTRODUÇÃO 04

02. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO 05

2.1 IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 05

2.2 ANÁLISE FISICA E FUNCIONAL 08

3. REVISÃO DE LITERATURA 09

3.1 O QUE É OBSERVAÇÃO 09

3.2 TIPOS DE OBSERVAÇÃO 09

3.3 A TECNICA DO REGISTRO CONTÍNUO CURSIVO 10

3.4 A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO PARA A PRÁTICA DO PSICÓLOGO.....10

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

5. REFERÊNCIAS 12

6. ANEXOS 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho falará a respeito do que é observação, tendo como base os tipos de observação, a técnica do registro contínuo cursivo e a importância da observação para o psicólogo

O estágio básico 01 observação do comportamento realizado no colégio, sendo observado o quarto ano do ensino fundamental onde estavam presentes 24 alunos entre oito e nove anos sendo15 meninas e nove meninos. A observação tem por base olhar atentamente comportamentos verbais e não verbais do sujeito observado anotando e registrando o que se observa. Segundo Dana e Matos o uso da observação é um fato reconhecido para a prática do psicólogo.

A técnica utilizada para a observação foi a do registro contínuo cursivo, pois ela independe de conhecimento anterior da situação observada. Sendo um instrumento de coleta de dados a observação é muito importante para a prática do psicólogo, pois permite a socialização e conseqüentemente a avaliação do trabalho do cientista.

2. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

Nela encontra-se uma equipe de funcionários, 25 salas, sendo 21 de aula duas salas de1º a 4º, e duas salas de prática de formação, seis laboratórios (um laboratório de Ciências Biológicas, um laboratório física e química, um laboratório de matemática, um laboratório de 1º a 4º séries, um laboratório de informática e um laboratório que pertence a Secretária do Município), quatro banheiros (dois banheiros em área coberta e dois no pátio), uma quadra de esportes, um parque, um almoxarifado, uma sala de reuniões, uma sala da direção, uma sala de professores, um arquivo morto, uma cantina, um refeitório, uma cozinha, uma biblioteca, um auditório, uma sala pro fissionaria, e o estacionamento que pertence para a escola.

As salas em geral e os banheiros tem tamanhos diferenciados.

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 O QUE É OBSERVAÇÃO

A palavra observação segundo o dicionário significa examinar, olhar com minúcia e atenção. A observação é uma técnica que consiste em anotar e registrar tudo aquilo que for observado, visando sempre a praticidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com