TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Especial

Dissertações: Estágio Educação Especial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO

SÃO LEOPOLDO

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALUNAS: GEÓRGEA DANIELA ARAUJO BERG RU 689463,TURMA 2011/08

Relatório de Estágio Magistério/Normal de Ensino Médio UTA – Didática, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Uninter.

Tutor Carlos Alberto Nunes

Local: Centro Associado: PAP SL

SÃO LEOPOLDO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO /ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA 05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

4. REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade observar, planejar e entender como funciona o Ensino Médio, assim como é o trabalho do professor.

O relatório de Ensino Médio será realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Firmino Acauan em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Filosofia. Sendo 35alunos, 20 alunos do sexo masculino e 15 do sexo feminino. O estágio do Ensino Médio está relacionado às ações que envolvem a docência com o objetivo de aprender e ter novos conhecimentos, pois é importante conhecer as características do trabalho pedagógico no Ensino Médio, assim como refletir sobre a prática pedagógica observada. A realização do estágio representa uma investigação da realidade.

No relatório de estágio será abordado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos, assim como a prática da rotina escolar.

2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA.

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

Escola de Ensino Médio Firmino Acauan

Rua Gaspar Silveira Martins, 428

Bairro Santos Dumont

Cep 93115520

Telefone (51) 3568-5296

Cidade: São Leopoldo

Estado: RS

Email: firminoacauan@ig.com.br

A escola funciona de segunda à sexta- feira das 7h20 às 17h45.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Minha pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Firmino Acauan. A escola foi fundada no ano de 1975.

A escola tem como proposta de ação pedagógica a construção em um ambiente com uma prática educativa que possibilite o exercício da democracia, a participação coletiva, o respeito às diferenças, o diálogo como forma de resolução de conflitos, fazendo assim, do ato de ensinar e aprender, uma oportunidade de crescimento individual e coletivo.

Assim, visa uma ação pedagógica com uma prática dialógica e democrática, compatível com a realidade do aluno, com conteúdos contextualizados, partindo da realidade da comunidade, através de projetos.

Rubem Alves faz a seguinte colocação:

“O conhecimento é uma árvore que cresce da vida. Sei que há escolas que têm boas intenções e que se esforçam para que isso aconteça. Mas as suas boas intenções são abortadas porque são obrigadas a cumprir o programa. Programas são entidades abstratas, prontas, fixas e com ordem certa. Ignoram a experiência que a criança está vivendo.’’ (Alves, 2003, p. 49 e 51).

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES.

Realizei o estágio no período do dia 04 de outubro até o dia 04 de dezembro, em uma escola de Ensino Médio, situada na periferia da cidade. Ela atende 400 alunos, nos turnos manhã e tarde. A escola. Ela é uma escola espaçosa, possui 20 salas de aula, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma cozinha, um refeitório, 5 banheiros ,1 sala de atendimento pedagógico,1 secretaria,1 sala da direção e outra da direção.

As condições físicas da escola são muito boas. As salas são grandes e bem ventiladas. A iluminação é satisfatória para o tamanho das salas. A escola possui uma rampa para acesso de portadores de deficiência. A biblioteca possui um grande acervo de livros novos.

De acordo com HORN (2004, p. 28, apud HANK, 2006):

É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com