TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao Do Conhecimento Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps De Gestao Do Conhecimento Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

seguintes definições:

Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto à teoria quanto a pratica as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”.

Segundo Cruz, 2002 cita que: “Conhecimento é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento”.

O conhecimento é formado por duas bases aparentemente opostas, que são o conhecimento explicito e o conhecimento tácito.

O conhecimento explicito é aquele que a pessoa consegue expressar com facilidade, pois se trata de um conhecimento formal, ou seja, são números, dados, estatísticas, formulas cientificas entre outros recursos. O conhecimento tácito é pessoal composto das ações e na experiência pessoal de cada individuo, consiste nas crenças, percepções, ideais, valores, e idéias individuais.

O objetivo maior da gestão do conhecimento é fazer com que todo o conhecimento produzido seja aplicado dentro da organização criando competências especificas e inovadoras a fim de que atenda as novas exigências de mercado.

Podemos favorecer a criacao de conhecimento novo na empresa atraves de prática e valores corporativos que estimulam a gestão do conhecimento de maneira espontânea e não dependendo necessariamente de ferramentas tecnológicas, uma empresa que entende suas crenças e valores como conceito integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas, com diferentes valores.

atraves desses valores que os colaboradores se apropriam e tem a intencao de melhorar os desempenhos da empresas e sao atraves dessas iniciativas que o empregador deve investir em seus colaboradores com cursos, palestras e treinamentos.

c) como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

algumas empresas procuram fazer com que o funcionário retenha seus conhecimentos ao se afastar da organizacao,sendo assim que o mesmo trabalhe dentro de suas normas, absorvendo suas idéias e conhecimentos.

os quatro processos de conversao do conhecimento processo seci sao:

socialização: indivíduo para indivíduo;

externalização: indivíduo para grupo;

combinação: grupo para organização;

internalização: organização para indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com