TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expectativas: Vida ou Morte dos Relacionamentos?

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Expectativas: Vida ou Morte dos Relacionamentos?

    O texto fala como somos educados para estar na expectativa. Estamos sempre a espera de algo: fidelidade, gratidão, reconhecimento, etc. Quando nossa expectativa sobre algo esperado não acontece ficamos ao menos desapontado ou surpreso. É como se nos jogassem um balde de água fria.

    Mas não tem como negar que à diversão no que esperamos. Esperar pelo aniversário, dia de pagamento, férias, um reencontro. Essas expectativas vão dando emoções em nossas vidas. Quando uma expectativa se realiza, ficamos bem e não nos dá aborrecimentos. Por exemplo, quando um rapaz apaixonado pede sua namorada em casamento, ele já cria a expectativa do pedido ser aceito e de como serão felizes. Mas e se a resposta for um não? Provavelmente o rapaz ficará triste. O problema não é a expectativa, o problema é esperar que o outro preencha o que espero.

    O texto dá um exemplo de um marido que chega em casa cansado do trabalho e não encontra a esposa, só a casa bagunçada. O que ele esperava era a esposa estar em casa, com a janta pronta e a casa limpa. O marido tem duas formas de encarar: dizer tudo que estava sentindo, da raiva por ela não estar em casa, por estar com fome e cansado de esperar; ou levar a esposa para jantar fora. A resposta para resolver esse problema de suas expectativas não realizadas é decidir se prefere dar vazão total aos seus sentimentos ou dar um jeito em suas expectativas a fim de manter um convívio mais tranquilo.

    Podemos ver nesse exemplo como esperamos que o outro preencha nossas expectativas. Acredito que fazemos muito isso sem perceber, é meio inevitável. Mas não podemos fazer com que o outro se comporte de acordo com o que esperamos.

     Não precisamos evitar expectativas, isso nem seria possível. Sem elas seria como se a vida perdesse a cor. As expectativas correrão através de nós, algumas se realizarão, outras serão descartadas, e ainda outras existirão que jamais serão alcançadas (como jogar na mega sena e ficar rico). Então, se as expectativas se realizam ou não faz parte de um processo natural da vida, e que não podemos ter sempre o controle.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com