TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explore Piaget

Tese: Explore Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Tese  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo: Para que estudar Piaget

Estudamos Piaget para compreender a evolução mental da criança e entender que elas não pensam como adultos, ou seja, conhecimento é adquirido a partir de descobertas que a própria criança faz, portando é necessário que haja um estimulo para atrair mais o interesse dela e dessa forma adquirir novos conhecimentos, para isso usamos duas fases de aprendizado fundamentais que são: assimilação e acomodação.

Um dos maiores objetivos de se estudar sobre Piaget é compreender a Teoria Cognitiva no qual revela a evolução mental de seus conhecimentos em quatro estágios do desenvolvimento humano sendo eles: Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto e Operatório formal.

Portando a aquisição do conhecimento é realizada de maneira ativa pelo individuo mesmo que a origem desse conhecimento possa estar tanto no exterior (meio físico, social) como no seu interior. Ensinar é provocar o desequilíbrio da mente do individuo a fim de que ele busque o reequilíbrio.

SUMÁRIO

Objetivo: Para que estudar Piaget.......................................................................... 2

Biografia: Considerações sobre a teoria de Piaget................................................. 4

Desenvolvimento cognitivo..................................................................................... 5

Desenvolvimentos: um movimento em busca do equilíbrio...........................6, 7 e 8

Estágios: o que são?....................................................................................... 9 e 10

Explique as implicações do egocentrismo para educação................................... 11

Considerações finais............................................................................................. 12

Referências Bibliográficas..................................................................................... 13

Biografia: Considerações sobre a teoria de Piaget

Jean Piaget (1896 - 1980) foi um teórico da educação e psicólogo suíço, considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é a investigação da gênese e desenvolvimento psicológica do pensamento humano.

Filho de um professor começou a se interessar pela ciência desde a infância, aos 10 anos de idade publicou seu 1° artigo, na adolescência escreveu alguns artigos científicos. Após o nascimento de suas filhas ele passou a utilizar métodos e pesquisas para construir suas teorias, ele estudou o meio através de períodos e estágios do desenvolvimento organizando assim seus próprios conhecimentos. Em 1918, formou-se em Ciências Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchâtel.

Piaget dividiu o desenvolvimento mental das crianças em: 1) Período do nascimento a aquisição de linguagem; 2) Período no qual, por meio da linguagem, a criança torna capaz de reconstruir ações passadas sob a forma de relato e antecipa ações futuras por meio da representação verbal; 3) Período do pensamento-operativo, onde o sujeito torna-se capaz de lidar com o ponto de vista alheio; 4) período da adolescência, onde o indivíduo passa do pensamento concreto para o hipotético-dedutivo.

Desenvolvimento cognitivo

Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo como algo que contém uma dinamicidade; a inteligência existe na ação, modifica-se numa sucessão de estágios, que compreendem uma gênese, uma estrutura e a mudança destas.

Toda estrutura tem uma gênese, ou seja, é construídas pouco a pouco. Piaget (2007) explica que não existem estruturas inatas, na medida em que elas supõem uma construção.

E quando falamos em estruturas, em evolução intelectual e cognitiva da criança, de todo o desenvolvimento mental, devemos considerar, na perspectiva de Piaget e Inhelder (2006), a existência de fatores que colaboram para esse processo.

São vários esses fatores: 1) processo maturacional do sistema nervoso e dos sistemas endócrinos, processos esses com base biológica e relacionado ao desdobramento gradual ou potencial; 2) exercício, experiência adquirida na ação do individuo sobre os objetos, na sua experiência ativa; 3) interações e as transmissões sociais, como a transmissão escolar.

Esses fatores são importantes em seu papel, mas insuficientes se tomados individualmente.

Ainda que tais fatores sejam imprescindíveis para explicar o desenvolvimento, não são suficientes, pois, para Piaget, há ainda um fator integrador dos demais, um fator interno, que constitui a autorregulação, a busca do equilíbrio, que possibilita regular e assegurar à criança interações eficientes dela com o meio social em que vive.

Desenvolvimentos: um movimento em busca do equilíbrio

Processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: MATURAÇÃO (crescimento biológico dos órgãos), EXERCITAÇÃO (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos), APRENDIZAGEM SOCIAL (aquisição de valores, linguagem, costumes e padrões culturais e sociais) e EQUILIBRAÇÃO (processo de auto regulação interna do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido).

A educação na visão de Piagetiana: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar á criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório motor até o operatório abstrato.

A escola deve partir dos esquemas de ASSIMILAÇÃO da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrio e reequílibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

CONCEITOS:

ASSIMILAÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com