TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS – ESTÁCIO FAL CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS – ESTÁCIO FAL

CURSO DE PSICOLOGIA

O SOLISTA

((Baseado no Livro - The Soloist de Steve Lopez)

ANDRESSA KARINA PEREGRINO SOARES DE SOUZA

Maceió – AL

2019.2

O Solista

(Baseado no Livro The Soloist de Steve Lopez)

O filme é um drama que retrata a história de um mendigo musicista, diagnosticado como esquizofrênico e que tem habilidades em manusear os instrumentos musicais violino e violoncelo. A obra retrata uma relação de amizade entre Nathaniel (mendigo) e Steve Lopez (colunista de jornal), que se desenvolve no momento em que Steve Lopez escuta o som de um violino em uma praça e ao se aproximar do som, conhece Nathaniel que toca o instrumento com apenas duas cordas. Ao se apresentar ao mendigo, Steve ouve que ele estudou na escola de música mais conceituada do mundo, a Julliard, e com essa informação, desperta em si a vontade de escrever sobre esse mendigo em sua coluna do jornal. Após publicar a história, uma de suas leitoras, se sensibiliza e dá de presente a Nathaniel um violoncelo, e é a partir daí que a amizade entre os dois começa a se estreitar e juntos vão em busca de resgatar a dignidade e vencer seus próprios limites.

O filme é acompanhado de flashbacks do passado do músico, dando ao espectador a oportunidade de conhecer como sofre uma pessoa com transtorno do espectro da esquizofrenia. Os primeiros sinais de Nathaniel são retratados pelo autor quando ele ainda criança, vê um carro em chamas passar pela rua em uma de suas noites de insônia. Uma das cenas que chamou muito atenção foi quando ele está em apresentação e entra em surto, ouve vozes e saí correndo, com medo de todos que estão ao seu redor, outra cena que chama muita atenção é a maneira na qual a clínica que Nathaniel começa a frequentar, trata seus pacientes, dando a eles a livre escolha de tratamento, mesmo já sendo diagnosticados e visivelmente necessitados de cuidado medicamentoso, a clínica se recusa se o paciente não aceitar o tratamento recomendado.

Hipótese Diagnóstica: Esquizofrenia

Critérios e especificadores:

A hipótese é sugerida através dos sinais apresentados de comportamentos de Delírios, Alucinações, Discurso desorganizado, Comportamento grosseiramente desorganizado e Sintomas negativos ( expressão emocional diminuída). Desordem do pensamento (descarrilamento ou afrouxamento das associações) Destaca-se também um sintoma negativo ao protagonista, a expressão emocional diminuída, uma das características dos portadores de esquizofrenia. O protagonista, não mantém contato visual com as pessoas e mantém-se em grande parte do filme com a mesma expressão facial, alterando-a apenas quando tocava ou ouvia Beethoven.

(Qual a relação disso com gestão e responsabilidade social)

Por falta de leitores, o jornal começa a entrar em crise, e por este motivo, anuncia várias demissões. Em meio a esta crise Steve consegue emplacar uma matéria de grande repercussão ao publicar a história de Nathaniel, comovendo muitos leitores que começam a escrever diversas cartas ao jornal, chamando atenção até do Prefeito que anuncia medidas demográficas que ajudarão amenizar a situação dos mais de 90 mil sem-tetos da cidade.

 (Em que foi significativo no processo pessoal de cada um profissional)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com