TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1 ( 3 pontos )

Redija um texto argumentativo de no máximo 10 linhas relacionando a citação abaixo e a tirinha da Mafalda, com o conceito de palavramundo do educador Paulo Freire.

“O processo de aprendizagem na alfabetização de adultos está envolvida na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.”

(FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam)

A palavramundo como conteúdo alfabetizador se apresenta em práticas interculturais na sala de aula, onde ocorre a relação de texto e contexto. A linguagem escrita e a capacidade de ler não se desenvolvem a partir da decodificação de signos. O aluno aprende a ler lendo e aprende a escrever escrevendo. A palavramundo torna-se conteúdo alfabetizador ao relacionar os conhecimentos e saberes cotidianos do educando e a aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, relaciona-se, diretamente, com a capacidade de ler atribuindo significado às palavras a partir da vivência e do cotidiano do aprendiz.

Questão 2 ( 2 pontos )

Faça a correspondência numérica das colunas identificando qual o tipo de função predominante em cada uma das propostas de Educação Infantil.

(1) Função de guardiã.

(2) Função preparatória.

(3) Função de promover o desenvolvimento global da criança.

(4) Função de formar hábitos e atitudes.

(5) Função pedagógica.

( 3 ) Considera importante dar à criança o que ela precisa, isto é, alimentação, cuidados com a saúde, oportunidade de brincar com outras crianças, etc.

( 5 ) Esta concepção busca fornecer a aquisição de conhecimentos escolares a partir dos conhecimentos que a criança já possui.

( 1 ) Surgiu no século XVIII e teve como função a guarda das crianças, filhas das mães operárias.

( 2 ) Esta concepção entende que a Educação Infantil serve para dar “prontidão” para a série posterior.

( 4 ) Tem a preocupação com os aspectos morais, com a formação de hábitos e atitudes consideradas “boas e necessárias”.

Questão 3 ( 3 pontos )

“ ...para ensinar a gostar de ler ou desenvolver o gosto pela leitura, é necessário que os procedimentos do professor sejam de mediação entre o aluno e o texto.” (Módulo 1, pág 137)

A educadora Raquel Villardi (1997), sugere que o livro literário seja trabalhado sob a forma de projetos, e que o professor rompa com as metodologias tradicionais e se utilize de uma “nova metodologia”, onde os princípios do possível, da descoberta e do lúdico passam gradativamente a levar os alunos a alcançar os objetivos traçados pelo professor, sem que para isso, percam o prazer da leitura.

Diante das reflexões propostas responda:

Qual a importância e a função do texto literário no processo de aprendizagem da leitura e da escrita?

O texto literário ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com