TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Ato de Ler de Paulo Freire

Por:   •  18/10/2015  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluna: Viviane Lins Dos Santos

Professora: Ana Claudia

Turma/ Sem: 6° Pedagogia

Resenha :A importância do ato de ler

Autor :Paulo Freire

O livro a importância do ato de ler de Paulo Freire é um livro de muito significado para nós pedagogos, de fácil leitura, foi dividido em três artigos que se completam aonde o autor discorre sobre a importância do ato de ler, fala da leitura na sua experiência de vida, tendo propriedades para discorrer sobre o assunto.

Segundo o autor através da leitura nós conseguimos desenvolver criticamente a nossa visão diante da realidade do mundo, falar melhor, escrever melhor, se posicionar. Ele aborda ainda, a relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos desenvolvida em São Tomé e Príncipe, e mostra a influência da leitura no processo de alfabetização, um lugar de leitura aonde a população se reunisse pra ler e ao invés de jogarem conversa fora trocassem ideias criativas, inovadoras.

Segundo Freire (1982, pág. 09),” a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Fala que a leitura das pessoas começam antes mesmo delas ingressarem na escola, através da nossa experiência de vida, começam a ler e decodificar o mundo através da sua vivencia e acontecimentos diários.

Segundo ele ler não é apenas decodificar a palavra mais entender um todo conforme o seu grau de conhecimento e convivência cultural, que a pessoa precisa ler e interpretar ver o contexto. Afirma que o que nos move é o interesse, a curiosidade, a necessidade, que o hábito pela leitura pode ser despertado se houver interesse. Que a leitura é a mola que nos impulsiona para construção do saber humano.

No segundo capítulo freire fala sobre a Alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, a falta que esta cultura da leitura faz para nossa escrita, ler é interpretar o que está sendo lido. O autor aponta que a construção do conhecimento dar-se-á pela apreensão da leitura crítica. E mais adiante ele nos leva a uma linha de pensamento político; afirmando que é “impossível negar a natureza política do processo educativo quanto negar o caráter negativo do ato político”. Que a política está ligada a educação ou seja, assim como existe problemas no contexto político propriamente dito na construção de uma sociedade melhor, da mesma forma é a educação, a leitura crítica que conduzirá o indivíduo a novas decisões políticas. Assim os educadores têm a missão de conscientizar os alunos de que não basta entender as letras, mas ler o texto, interpretar o contexto para não fazer pretextos com as palavras.

Na última parte, Paulo Freire, esboça o grande esforço que vem sendo feito na alfabetização de adultos. Os Cadernos de Cultura Popular são usados como livros básicos em São Tomé e Príncipe, apresentando historias populares da região com exercícios chamados “Praticar para Aprender” numa linguagem “desafiadora e não domesticadora”. Ele elogia o governo são-tomense no qual tinha a preocupação de ensinar não apenas ‘um puro bê-á-bá’, mas aprender, também, a ‘pensar certo’. Adiante o autor enfatiza que estudar “exige disciplina; que não é fácil porque estudar é criar e recriar é não repetir o que os outros dizem”. Recuperar o oprimido na sua dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com