TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO A PSICOLOGIA ANA BOCK

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CIÊNCIAS SOCIAIS – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA ADOLESCÊNCIA – 2019.2 – PROF. PATRÍCIA HOLANDA

FICHAMENTO CAPÍTULO 1 [TEXTO: BOCK, Ana Mercês Bahia. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. As Psicologias. UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 13. ed. Editora Saraiva. 1999. Cap 1. p. 15-31.

ACADÊMICA: VITORIA MARIA DOS SANTOS ALVES

FORTALEZA, 2019

FICHAMENTO CAPÍTULO 1

1. CIÊNCIA E SENSO COMUM

“Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. Mas nem por isso deixa de ser uma psicologia.” (p. 15)

Aquela psicologia que usamos para persuadir, ouvir, as pessoas se trata do conhecimento acumulado da psicologia científica que todos nós carregamos, seja pouco ou superficialmente. E isso nos permite ter um ponto de vista psicológico de nossos problemas para explicar ou compreender eles.  

2. O SENSO COMUM:CONHECIMENTO DA REALIDADE

“Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastamo-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências.” (p. 16)

Nesse momento de afastamento é produzido as inquietações e assim os cientistas têm várias explicações para ações que no nosso dia a dia são comuns, a lei da gravidade, a velocidade de um carro e a distância que precisamos atravessar, a energia necessária para usar a luz, geladeira e etc.

“Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum.” (p. 18)

Para todas as descobertas de plantas que servem como remédios, de a força necessária para mover algo, de colocar alimentos na geladeira para não estragar, etc são experiências do cotidiano, quanto mais vivemos, mais vamos aprendendo e essas experiências de erros e acertos produzem o senso comum.

“O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do habito à tradição, a qual quando estabelecida, passa de geração e geração.” (p.18)

Esse senso comum é fundamental para gerir o tempo, pois facilita, são ensinamentos vindo dos nossos pais, avós, e nos fazem saber conduzir muitas situações.

“é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias ‘teorias’.”(p. 18)

Afinal, seria muito mais difícil ter descobertas novas todos os dias, partindo do novo sempre. Diferente de como hoje acontece, temos muitos fundamentos em muitas áreas e as descobertas novas são menores e isso gera uma maior facilidade para aprendê-las.

2.1. Senso Comum: Uma Visão-de-Mundo

“O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo.” (p.18)

“o senso comum integra, de um modo precário (mas é esse o seu modo), o conhecimento humano. E claro que isto não ocorre muito rapidamente. Leva um certo tempo para que o conhecimento mais sofisticado e especializado seja absorvido pelo senso comum, e nunca é totalmente.” (p. 19)

Recebemos sempre o ensinamento de que o mundo é grande, e isso sempre é o que preocupa nossos pais, e por isso recebemos muitas informações, e elas nos ajudarão a viver nesse mundo, a escola vem para ajudar nesse processo de desenvolvimento e com isso crescemos compartilhando informações, os termos, as definições se espalham e muitas vezes realmente não percebemos que é ciência. Então podemos saber que a ciência movimenta a nossa visão de mundo sim.

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO

“O homem, desde os tempos primitivos, foi ocupando cada vez mais espaço neste planeta, e somente esse conhecimento intuitivo seria muito pouco para que ele dominasse a Natureza em seu próprio proveito. Os gregos, por volta do século 4 a.C., já dominavam complicados cálculos matemáticos, que ainda são considerados difíceis para qualquer jovem colegial.” (p. 19)

“Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.” (p. 19)

“Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.” (p. 20)

Penso que esses conhecimentos são produzidos devido as inquietações de sobrevivência de se perceber em um espaço e querer permanecer nele, querer viver. Somos movidos pelas inquietações, pelas nossas curiosidades e necessidades.

4. A PSICOLOGIA CIENTIFICA

“Apesar de reconhecermos a existência de uma psicologia do senso comum e, de certo modo, estarmos preocupados em defini-la, é com outra psicologia que este livro deverá ocupar-se – a Psicologia científica.” (p. 20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com