TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Segundo ANA BOCK

Artigos Científicos: Psicologia Segundo ANA BOCK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 5

A psicologia em seu inicio estava engajada com os interesses da elite brasileira que estava inserida no projeto de modernização do país, isso ocorreu quando a psicologia surgiu no Brasil. Mostrava se como uma tecnologia que constituía se de testes psicológicos contribuindo para separar o homem certo para o lugar certo por intermédio de processos de seleção pessoal e orientação profissional. Testes também eram aplicados nas escolas, criando classes homogêneas instruindo crianças e jovens para o mercado de trabalho com esses dois tipos de opção, através dos testes administrados pelos psicólogos ganhou lugar e reconhecimento na sociedade brasileira.

A lei que regulamenta a profissão no Brasil é a lei n4119/62, porem já existiam tais testes psicológicos, os psicólogos surpresos com projeto de lei que já estava pronto os mesmos foram convocados para comentar sobre o projeto , mas como não gostaram, modificaram o projeto após o mesmo ser submetido a uma discussão de assembléia ou parlamento. Depois de aprovada a lei, a maior peleja era de desenvolver a profissão, pois sua condecoração vinha somente da elite brasileira.

A classe trabalhadora só teve conhecimento dessa profissão por volta dos anos de 1970/1980 que foi quando começou a ser anunciada na cidade de Osasco, São Bernardo do Campo e Santo André. Pois era onde se centralizavam os maiores pólos industriais do país. Os trabalhadores não sabiam qual era a relação entre psicólogos e trabalhadores, pois eles não conheciam o que era a palavra psicologia e nem a sua função. Entre os trabalhadores e psicólogos havia uma tensão e medo pois os trabalhadores não sabiam qual era a função do psicólogo e ao mesmo tempo sabiam que os psicólogos poderiam ou não aprová-los a uma vaga de empregos pois sabiam que ele tinha poder para tal ação.

Com o passar do tempo a profissão foi ganhando espaço na saúde pública, passou a atender a classe baixa da sociedade, a psicologia atravessou uma crise nos anos 70, com desenvolvimento critico da sociedade e pelo movimento social para combater a ditadura militar que veio para silenciar a população acabou gerando decepção nas universidades, passaram a ensinar Karl Marx possibilitando leituras mais criticas e contraditórias ao regime militar. Marxismo pensamento marxismo junto com isso o movimento operário vai ganhando força, daí os sindicatos também fortalecem planejando greve nos anos 70 e 72 nos grandes pólos industriais. Onde o ex presidente Luiz Inácio da Silva passa a ficar conhecido, através dessa mudança o trabalho dos psicólogos começam a ficar mais reputado, as universidades passam a mudar o perfil social do aluno o qual antes era só presença da elite depois passa a dar espaço as camadas medias, onde começam aumentar os números de universidades que disponibilizam curso de psicologia e aumenta o numero de psicólogos por todo o Brasil. Com o passar do tempo surgiu a semana da psicologia que tinha o tema por que ser um psicólogo?

Esse movimento da mais força a classe, e nos anos 80 ocorre a introdução dos psicólogos na saúde mental e o movimento sanitarista já organizado a passos largos nas universidades aparece a psicologia comunitária que atende a classe pobre que é feita pelos alunos, através de estágios, em comunidades e creches. Os psicólogos passam a trabalhar dentro do serviço publico na área da saúde, a psicologia lidera na área da saúde, reflete nas universidades, modifica a formação. Onde da um fortalecimento no campo da psicologia, a Psicologia humanitária é diretamente um contato direto com o compromisso com a população, onde começam a surgir novas tecnologias para essas novas áreas para a psicologia. Uma pesquisa realizada em 1988 pelo Conselho Federal de Psicologia teve como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com