TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO LIVRO CONDOMINIO DO DIABO

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 8

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

FRANCISCO ALVES RAMOS

CONDOMÍNIO DO DIABO

Fichamento apresentado no curso de Psicologia, 3º período, da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial na disciplina de Psicologia Comunitária, sob a orientação da Profª Suzana Almeida.

Paripiranga

Março de 2015


ZALUAR, Alba. Condomínio do diabo. Rio de Janeiro: Revan, 1994.

1. CREDENCIAIS DA AUTORA:

        De acordo com pesquisa a autora é filha caçula de Achilles Emílio Zaluar e Biancolina Pinheiro Zaluar, Alba nasceu no Rio de Janeiro, onde estudou até completar a graduação em Ciências Sociais na Faculdade Nacional de Filosofia. Na FNFi a miltância política de seus estudantes fez fama, e neste período, Alba pertenceu ao Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Com o Golpe Militar de 1964 veio um período de perseguição política, marcado na FNFi pela instauração de um Inquérito Policial Militar. Com isto, Alba deixa o país em 1965 e vive no exterior até 1971, a maior parte do tempo na Inglaterra, onde estudou Antropologia e Sociologia Urbana. Ao retornar, dedicou-se participativamente à cultura popular, especialmente às escolas de samba e ao carnaval do Rio. Desta interação resultaram duas teses: a de mestrado no Museu Nacional e a de doutorado na Universidade de São Paulo. A primeira abordou as festas de santo no catolicismo popular - “Os Homens de Deus.” E a segunda versou sobre as organizações recreativas e políticas dos trabalhadores pobres da cidade do Rio de Janeiro - “A Máquina e a Revolta.” Atualmente, Alba é professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas e professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Pesquisas das Violências (NUPEVI), localizado no Instituto de Medicina Social.

2. RESUMO DA OBRA:

Uma obra de tema altamente social, político e econômico traz para o debate o espaço urbano e suas mazelas sociais. Com riqueza de detalhes a autora trata sobre o espaço da cidade, segurança e participação popular, mediante ao crescimento e reestruturação urbana em que diversas cidades encontram-se atualmente. A obra faz diversas críticas alertando sobre a necessidade de políticas públicas mais eficazes e eficientes para diminuir a desigualdade social e as suas diferenças no atendimento aos serviços públicos.

3. CITAÇÕES DA OBRA:

Capítulo de 1

“Quando lemos diariamente estampadas nas manchetes dos jornais às consequências funestas e trágicas das batidas policiais, não é demais repisar o já dito sobre os aspectos sociais do aumento da criminalidade. Existem claros indícios de que o desemprego realmente aumentou nos últimos anos” (p.7-8).

“Mas o desemprego não se faz sentir na mesma intensidade em todas as faixas de idade nem para todas as categorias de trabalhadores. Ele é particularmente grave para os trabalhadores mais jovens e menos qualificados, isto é, parte substancial da população economicamente ativa” (p.8).

        Neste primeiro capítulo a autora aborda sobre a criminalidade e as possíveis causas dessa questão social. Muitos acreditam que a violência deve ser atacada, em suas raízes, entendidas como sendo a miséria, a pobreza, a má distribuição de renda e o desemprego, e que investir em policiamento e repressão ao crime só serviria para gerar mais violência.

Capítulos de 2

 “Ser bandido é pertencer a esta categoria de pessoas que carregam um estigma e uma indiscutível fonte de poder: a arma de fogo” (p.15).

A classe social a que pertencemos, o local onde moramos, o jornal que lemos, o programa a que assistimos, o local onde a imagem que estes nos dão de nossa classe social e do local onde moramos, constituem e compõe o modo como vivenciamos e pensamos essa violência. Foi exatamente este aspecto da questão que mais me chamou a atenção à medida em que procurava entrar num bairro que não é habilitado por pessoas de minha condição social e que, provavelmente por isso mesmo, é considerado um antro de banditismo (p.13).

        Compreende que existem alguns fatores que acabaram gerando desemprego e muitas vítimas de uma sociedade corrupta e de poucas políticas públicas que atendam as suas necessidades. O que se viu foi um enorme índice de população sem condições de vida.

Capítulos de 3

“Mas o desinteresse em dirigir-se aos que podem tomar medidas as públicas na solução do problema não significa passividade em seu local de moradia” (p.39).

“Não se trata de simplificar a questão afirmando que a fome cria o criminoso ou mesmo que exista uma correlação entre pobreza e criminalidade [...]” (p.39)

Relata o fato do desemprego, que atualmente vem sendo umas das “justificativas” de entrar no mundo do crime.

Capítulo de 4

“Se nunca liderou movimentos sociais contra a ordem constituída nem mobilizou a vigilância permanente, violenta e cruel contra seus supostos agentes, nem por isso o diabo esteve totalmente ausente.” (p.43)

“Os bandidos assumidos, que carregam arma na cintura e vivem do rendoso comercio de drogas (há muitos consumidores ricos), cuidam-se. [...]” (p.45)

        Aborda a guerra policias x bandidos, presenciadas pela população pobre, que vivem em favelas, onde corpos crivados de balas são deixados expostos em calçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com