TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREUD A PSICANALISE

Por:   •  27/8/2018  •  Dissertação  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Freud a psicanalise

Freud

Nascido em 6 de maio de 1856, Sigmund Freud era austríaco, filho de pais comerciantes e judeus. Entrou para a faculdade e aos 26 concluiu medicina. Casous e com Marta Bernays com a qual teve 6 filhos, incluindo Anna Freud.

Freud primeiro se especializou em fisiologia mais não satisfeito mudou sua prática para a neurologia.Ele nunca deixou de pesquisar e se destacou inicialmente por pesquisas voltadas para o sistema nervoso central.Fez pesquisas sobre a sexualidade das enguias marinhas e dissecou cerca de 400 delas, descobrindo a forma dos órgãos sexuais desses animais. Usou a cocaína (em pó), em suas pesquisas, escrevendo artigos sobre os efeitos terapêuticos desse alcaloide.  Ele era cobaia de sí mesmo tentando descobrir os benefícios e usou a droga entre 1874 a 1895, por 21 anos.

Freud buscando ampliar seus conhecimentos em medicina busca em Viena mais atividades e trabalhou no Hospital Geral de Viena, na clínica psiquiátrica. Aos poucos inaugura um consultório de neuropsiquiatria e se torna docente na Universidade de Viena.

Na época se aproximou de outro médico mais experiente, o francês Jean-Martin Charcot, neurologista e psiquiatra. Charcot usava a hipnose como método para sugestionar os pacientes que se encontravam em estados psicológicos provocados por traumas. Charcot relatava aspectos inconscientes de suas pacientes.

Foi em um congresso que Freud apresentou a ideia já apontada por Charcot sobre o inconsciente, contrapondo a ideia do consciente absoluto. Freud se aproxima de outro médico, Breuer que também faz experimentos com a hipnose “Magia Negra”.Foi a fascinação de buscar memórias esquecidas que levou Freud a ser mais psicólogo do que neurologista e focar na analise da histeria.

Juntamente com Breuer, Freud analisa um caso de histeria atraves de relatos do médico. É o caso da Judia Berthan Pappenheim e daí surge a analise do caso de ANNA O.Juntos eles criam a hipótese de que os traumas afastam as lembranças do consciente (defesa), já sugerida por Charcot. E, no inconsciente essas lembranças ainda carregadas de emoções não acham saída. Essa energia gera sintomas.Anna O é a primeira mulher considerada analisada no mundo. Ela inspira uma das primeiras publicações de Freud considerada uma das introdutoras da psicanálise “Estudos sobre Histeria” que são escritas em conjunto com Breuer. Freud observa uma forte ligação entre a histeria e a sexualidade, sendo os sintomas uma forma particular de falar sobre as angústias do que foi esquecido.Pela hipnose Freud buscava um estado de sonambulismo, acessando lembranças e sugestionando pacientes histéricas, o que fazia paralisias e contrações desaparecerem.

Dessa maneira, Freud se certifica de que as causas dos sofrimentos dos pacientes histéricos não são biológicas e sim  por conteúdos psíquicos guardados em segredo.


Numa época em que os médicos não consideravam os pacientes como sujeitos pois o foco era no sintoma e no diagnóstico – modelo biológico), Freud defende essa ideia de alguém psicológico e que interage socialmente.Para Freud o paciente não é só um corpo, mais um sujeito de fantasias e emoções que podem levar a um corpo que sofre.“ Eu comecei minha vida profissional como neurologista, tentando aliviar os meus pacientes neuróticos. Eu descobri alguns fatos novos e importantes sobre o inconsciente. Dessa descoberta nasceu uma nova ciência: a psicanálise.”

O inicio da psicalanise

Percepção da Hipnose como método falho. Busca pela associação de palavras e ideias (Ex: Jung). Necessidade de descobrir os conteúdos psíquicos reprimidos. Início da criação do método.  Necessidade de corpo teórico.  Busca da sexualidade e da hipótese sobre abuso sexual. Referencias às fantasias. Inicialmente Freud acreditava em abusos sexuais ou carícias inapropriadas que era traumas ou eram reprimidas. Chegou a conclusão que eram mais fantasias reminiscentes de sedução. Foi em três ensaios sobre sexualidade que Freud atribui  a criança e as adultos a existência de fantasias sexuais e certos comportamentos ditos como doentes, como normais: masturbação, sadomia, desejo incestuoso, fetichismo. Freud inicia sua teoria a partir da ideia primordial de que existem conflitos infantis não resolvidos, gerando sofrimentos. Elaborou a teoria da sexualidade e apontava a bissexualidade nos sujeitos.Aponta a homossexualidade, retirando a ideia de crime ou pecado, perpassando o conceito de doença. Aos poucos Freud foi usando o divã em consultório, começando sua auto análise pois acreditava que não poderia conhecer o inconsciente dos outros sem conhecer o próprio. Usou a carta ao amigo Fliess, médico alemão, e descreveu algumas de suas descobertas sobre a sexualidade. Contradições em suas teorias: auto análise, análise da filha, análise com pessoas idosas. Passou a realizar encontros com alguns médicos interessados em estudos do inconsciente, sempre às quartas-feiras à noite dando origem a Sociedade Psicológica das quartas-feiras.Os médicos usavam os métodos da psicanálise em seus pacientes e se submetiam a análise com Freud. Aos poucos foram construindo alguns conceitos até a teoria.  Em análise com mulheres Freud contribuiu  com a quebra de alguns tabus à sexualidade feminina. Acreditava-se que a emancipação da mulher era desestruturaste para a sociedade patriarcal. A rigidez no papel feminino era passado de mãe para filha e as jovens que aspiravam ser diferentes adoeciam evitando enfrentar a vida. Observa-se que a histeria é uma doença muito mais feminina, também conhecida como doença do útero. Foi em mulheres do Hospício de Salpetriere que Freud buscou métodos para trabalhar a sintomatologia  das pessoas que não usavam a razão, como as histéricas. Por ser Judeu, Freud vivenciou o nazimos muito intensamente, em sua velhice refugiando-se em Londres na Inglaterra para manter sua vida. Mas não conseguiu salvar parte de sua família e perdeu quatro das cinco irmãs. Freud teve seus livros queimados pelas ideias arianas na Alemanha. “Que evolução! Na idade média seria eu a ir à fogueira mas agora eles se contentam com meus livros.” A relação de  Freud com o Jundaísmo impulsionava-o a alguns movimentos. Havia uma preocupação de que a psicanálise fosse associada ás ideias judaicas, pois os primeiros médicos psicanalistas eram todos Judeus. Nesse caso, Freud preservava Jung que não era Judeu, para contribuir com a divulgação da psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com