TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR

Casos: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 4

Brincadeiras antigas e Brincadeiras atuais.

- Brincadeiras antigas: cabra-cega, passa-anel, pulo-sela, siga o mestre, queimada, telefone-sem-fio, amarelinha, brincar d roda, pula-tábua, casinha, corrida...

- Brincadeiras atuais: vídeo-game, jogos de computador, boneca Barbie, carrinho de controle remoto...

Um olhar para o Brincar

Na educação infantil, educar, cuidar e brincar é indissolúvel pois auxiliam no desenvolvimento infantil oportunizando a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.

Para educar, é necessário que o educador crie situações significativas ou aprendizagem, se quiser alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas?? É através das brincadeiras que a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe e expressa o que há de novo. (BATISTA, Cleide Vitor Mussini, 2008 pg. 96).

O brincar na educação infantil é sinônimo de movimento, onde as crianças tem oportunidade de criar, inventar ações brincantes e dar mais ação ao corpo. São oportunidades fornecidas a criança, a partir da integração com o outro e com o espaço físico. A educação infantil pode e deve proporcionar vivências e experiências do lúdico, pois o brincar não só proporciona momentos que agradam as crianças, mas também conflitos entre elas, e decepção por não conseguirem realizar o que desejavam, mas esses momentos são logo substituídos por outras brincadeiras e o prazer em brincar acaba sendo maior.

Na educação infantil, as crianças ao brincarem interagem com a realidade, entre elas mesmas e ainda renovam e modificam as regras das brincadeiras, não ficando só restrito aos brinquedos. Segundo Batista, (2008) o brincar pode e deve fazer parte das atividades curriculares, sobretudo nas creches, nos níveis pré-escolares e nas series iniciais do ensino Fundamental, e ter um tempo preestabelecido durante o planejamento, na sala de aula ??

Entende-se que o brincar na educação infantil deve ser considerado e priorizado, favorecendo assim situações de aprendizagem adquirindo novos conhecimentos para explorar diferentes objetos, alem de proporcionar integração e participação das crianças, pois elas ao brincarem colocam praticas do seu cotidiano e entram em contato com outras informações através da relação com outra criança, criando assim uma cultura infantil.

Últimamente as crianças têm menos contato com outras e brincam menos com os pais, e muitos são os fatores que influenciam essa mudança; a violência, a necessidade da mulher de trabalhar fora, o valor maior dado ao “ter”, a correria cada vez mais precoce para preparar as crianças para o mercado de trabalho, a redução das famílias, onde a criança fica privada da relação com outras crianças fora do ambiente escolar.

Assim brincadeiras como amarelinha, corrida, cabra-cega, queimada, casinha,... ficam apenas na lembrança de muitas pessoas e cada vez menos no dia-a-dia das crianças, e dando lugar a tecnologia com seus brinquedos diferentes e interessantes, mas que não possibilitam o contato com outras crianças, sendo apenas ela e o jogo de computador ou o vídeo-game e mais ninguém.

Brincadeiras como queimada onde as crianças se separam em 2 times e com uma bola de meia, uma criança de um time tinha que acertar ( queimar ) outra de outro time, vencia quem ficasse com o maior numero de componentes.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com