TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL: CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR

Por:   •  16/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  1.665 Visualizações

Página 1 de 2

Ocorreram grandes mudanças na educação infantil nos últimos anos. Antigamente ela era vista somente como assistencialista, onde as crianças eram deixadas em creches para apenas serem alimentadas, higienizadas e cuidadas na ausência dos pais, para se tornar preparatória ao ensino fundamental. Mas ainda a base da educação infantil é cuidar, educar e brincar. Mas em que sentido isso pode se aplicar atualmente?

Cuidar de uma criança principalmente quando menores de 2 anos de idade necessitam de cuidados que só um adultos pode exercer nos termos de serem alimentadas, higienizadas e mantida em segurança na ausência de seus pais ou responsáveis. Nos dias atuais há muito mais que isso no cotidiano de uma creche. Na alimentação, crianças tem contato com uma variedade de diversos tipos de alimentos e têm a chance da experimentação, que muitas vezes não condiz com sua realidade extraescolar. Na parte de higienização, as crianças são induzidas a aprender mais sobre o próprio corpo e a aprendendo também, a manter sua própria higiene pessoal. Em relação à segurança, as crianças estão em um ambiente muito mais seguro, e principalmente estão em um ambiente que proporciona a aprendizagem dos números e letras, das cores, da convivência com o outro, ou seja, as creches fazem muito mais por uma criança nos dias atuais, do que 20, 30 anos atrás.

Ensinar na educação infantil é muito mais do que se divertir e brincar, é poder conciliar a brincadeira com a aprendizagem. Brinquedos, jogos de regras são pontos de apoio para desenvolver as habilidades intelectuais, motoras, sociais, entre outras. É no brincar que as crianças aprendem a interpretar o mundo e lidar com as diferenças, sejam elas positivas ou negativas; o ato de aprender a respeitar os colegas e seus limites são de extrema importância. Aprendendo assim lidar de forma prazerosa e espontânea com as disciplinas propostas nos planos de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com