TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INFORMAÇÃO I

Por:   •  8/12/2018  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROFESSORA: CAROLINE BRITO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INFORMAÇÃO I

ALUNA: CELINE VIEIRA CLASS

 

REFERÊNCIA

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

 RESENHA

Discute sobre a situação do narrador a partir dos estudos feitos sobre a narrativa de Nikolai Leskov. Relata que a arte de narrar estava com os dias contados e que sem a narrativa, acabaríamos com a troca de experiências. Benjamin mostra onde podemos observar o desaparecimento da narrativa: nos jornais e nas revistas. As experiências não são mais trocadas entre a população e sim individualizada.. O autor divide a figura do narrador em dois grupos: os dos camponeses sedentários  e o dos marinheiros viajantes. Primeiro aquele que composto por indivíduos que viviam nas suas próprias regiões, conheciam e propagavam suas tradições e costumes e o segundo é caracterizado por pessoas que jamais fixaram-se em algum lugar, ou seja, eles levam e contam as experiências adquiridas e partem para aquirir outras experiências. Para Benjamin o narrador é um homem que sabe dar conselhos, mas que atualmente isso é visto como algo antiquado, inadequado. Destaca também dois fatores para que esta arte se tornasse cada vez mais rara: o romance e a informação. O surgimento do romance no período moderno é o primeiro indício da extinção da narrativa e o que distingue ambos é a forma de produção enquanto que no romance existe um isolamento por parte do escritor, na narrativa existe um processo coletivo de produção, o narrador é livre para interpretar a história como quiser. Já a informação só tem valor na hora em que é dita  e ainda responsabiliza-a como um dos elementos fundamentais para o fim da narração. Enfatiza que a memória é essencial a narrativa, tanto para o narrador, quanto para o ouvinte. Finalmente o autor mostra que Leskov está entra os maiores e melhores narradores.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROFESSORA: CAROLINE BRITO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INFORMAÇÃO I

ALUNA: CELINE VIEIRA CLASS

REDAÇÃO

O filme “Uma cidade sem passado” mostra a história de Sônia e a luta da mesma ao buscar informações para criar uma redação, sobre o tema “minha cidade natal durante o III Reich”. Mostra também o cuidado que ela teve em associar as narrativas coletadas com outros materiais adquiridos sobre o tema.

Sônia é uma jovem que mora na Alemanha. Ela decide participar de um concurso proposto pelo presidente.  O tema que ela escolheu foi sobre a época do nazismo.

A  jovem começa a conversar com parentes e amigos sobre um padre que havia sido fuzilado por ser contra as leis racistas, mas não consegue descobrir nada. Tenta tanto na Biblioteca da escola, quanto no Arquivo nacional, mas em ambas não obtêm sucesso e apesar de todas essas adversidades,  não desiste.  Sônia acaba sofrendo várias ameaças. Ela processar o estado e ganha o direito realizar o seu estudo e assim mostrar o que realmente aconteceu na época.

Outro fato importante diz respeito como a protagonista tratou a pesquisa. Percebe-se que primeiro ela usou métodos convencionais como jornais, e que depois utilizou narrações. Após a coleta de dados, os mesmos eram analisados pela jovem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com