TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL BASEADO NO CONTEXTO FAMILIAR

Artigos Científicos: PROCESSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL BASEADO NO CONTEXTO FAMILIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  9.083 Palavras (37 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 37

PROCESSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL BASEADO NO CONTEXTO FAMILIAR

CAPITULO 1- INTRODUÇÃO

Em uma época de mudanças. Complexidades e incertezas a administração de empresa é assunto muito discutido no mundo dos negócios. Um dos grandes desafios das empresas neste final de século são as mudanças que ocorrem no ambiente externo e a velocidade de respostas que surge no ambiente interno.

A rapidez do processo decisório e a capacidade de fazer acontecer consistem em atributos da rotas de sucesso de qualquer empreendimento. A forma de impacto desse novo cenário vai exigir como contrapartida, um novo líder, substancialmente diferente daqueles dos padrões do passado, e que se transformará antes, e acima de tudo em um grande agente promotor e fomentador.

Num mundo globalizado no qual as pessoas estão vivendo a competição cada vez mais nas organizações, é necessário, portanto que o gestor esteja adaptado e atento a todas as mudanças e inovações que acontecem constantemente no mercado mundial. Os meios de comunicação são cada vez mais ágeis, possibilitam maior rapidez, conhecimento e informações.

Segundo SLACK e CHAMBERS (2002) as empresas podem competir em qualidade, flexibilidade, confiabilidade e custos que ao clientes somente entenderão o valor de um produto ou serviço após compreenderem que eles mais valorizam, ou seja, o cliente procura preço, a empresa que produzir através de processos enxutos terá a preferência do consumidor / cliente, pois atenderá a sua necessidade.

No Brasil muitas organizações, surgiram como empresas formadas por pessoas da família, que se profissionalizaram com o crescimento da mesma. OLIVEIRA (1999) diz que existem muitas empresas familiares que estão ligadas ao fator hereditário, são identificadas pelo sobrenome da família ou com a figura de seu fundador. Há uma gama muito grande de empresas com gestão familiar que são o maior sucesso até hoje.

Segundo LODI (1998, p.5) “nos Estados Unidos calcula-se que 20% das quinhentas maiores empresas são familiares. Nomes famosos lideram certos ramos da economia, como DU PONT, FORD, CARGILLA, FIRESTONE. E na Europa a grande maioria das maiores empresas são familiar, como OLIVETTI, que resultaram em dinastias familiares bem estabelecidas, educadas e renovadas”

Numa organização que envolve a família, o administrador visa melhorar as condições sociais de sua família, dividindo com sua mulher as tarefas iniciais. Com o tempo, passa a ser dividida com os filhos a operação da firma, criando desta forma uma sociedade familiar que gera ao longo dos anos uma administração de atividade comercial ou industrial, buscando sucesso da empresa.

É importante que, uma vez proprietários, membros da família ou gerentes encontram seu lugar no presente, ao longo de uma dimensão de desenvolvimento, eles conhecem um pouco mais da visão de futuro da organização.

Assim sendo, estudo das empresas familiares ainda é relativamente novo. Nas últimas décadas, pesquisadores de gerenciamento e comportamento empresarial, começaram a aplicar em empresas menores ou de capital fechado, seus modelos de comportamento organizacional, estratégias, gerenciamento de recursos humanos e finanças. Ao mesmo tempo, terapeutas de famílias começaram a aplicar conceitos como diferenciação, envolvimento , separação e outros para os subgrupos das famílias que possuem empresas. As contribuições desses estudiosos e praticantes, bem como o trabalho de psicólogos, sociólogos, economistas, advogados, contadores, historiadores e outros, começaram a aglutinar-se aos modelos conceituais de empresas familiares.

Diante do exposto acima, cabe avaliar até que ponto a gestão familiar interfere na excelência organizacional da empresa?

1.1 Objetivo Geral

Avaliar o processo de gestão organizacional baseado no contexto familiar, a partir de critérios do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).

1.2 Objetivos Específicos

- Identificar a forma atual de gestão;

- Aplicar os critérios do PNQ como forma de subsidiar o processo de avaliação;

- Avaliar os processos organizacionais, propondo melhorias se necessário.

1.3 Justificativa

A nova realidade de abertura de mercado e a globalização consolidam nova situação na economia, com forte influencia nas empresas familiares. A empresa familiar caracteriza-se pela sucessão do poder decisório da maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias. Este tipo de empresa está ligando fundadores à família e apresenta forte interação e até, em muitos casos, inconveniente superposição entre políticas e valores empresariais e as políticas e valores familiares. A proposta deste trabalho é analisar essas transformações sócio-econômicas, com o objetivo de trazer as organizações familiares grandes benefícios no processo de mudança que visa um sistema organizacional vantajoso, na busca de rapidez, qualidade, confiabilidade, flexibilidade e custo baixo, para obtenção de resultados futuros que produzam crescimento segundo critérios do PNQ.

1.4 Metodologia

- Pesquisa bibliográfica: embasamentos teóricos do trabalho, transmitindo caráter cientifico às afirmações. É desenvolvida com base em material já elaborado, constituídos por livros, artigos científicos, publicações, tais como revistas e impressos diversos, apresentando como vantagem para o investigador.

- Pesquisa documentais da empresa: documentos e relatórios informais.

- Pesquisa de campo (visita – instrumento de coleta: entrevista informal e observação no local): tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com problema, tendo como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de instituições familiares.

1.5 Delimitação

O presente estudo será desenvolvido em forma de estudo de caso na unidade de produção de empresa Vascafé, localizada na cidade de Quirinópolis, e seus resultados divulgados para outras empresas do setor de seus interesses convergentes para os objetivos propostos neste estudo.

CAPITULO 2 – REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Liderança

O modelo de excelência do Prêmio Nacional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com