TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e autismo: Transformações cotidianas.

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: O autismo e as relações interpessoais vivenciadas pela família.

Título: Família e autismo: Transformações cotidianas.

Introdução: A pesquisa tem como objetivo a contribuição junto ao meio acadêmico e principalmente com a área de saúde mental, dando enfoque as relações interpessoais da família que tem filho(a) com autismo.

A relevância desta pesquisa é despertar o olhar holístico e humanizador, não tão somente para o indivíduo com autismo, mais também a família que sofre em suas vivencias, medos, frustações, críticas e preconceitos.

A sociedade não está preparada para receber e acolher o indivíduo com autismo, e com isso a família e a pessoa com autismo tende a passar por vários desafios que dificultam o seu dia a dia e a sua convivência em sociedade.

O autismo atualmente é considerado um transtorno global do desenvolvimento, manifestado antes dos três anos de idade e caracterizado pelo comprometimento de três áreas: a comunicação, a interação social, e a presença de comportamento, interesses e atividades esterotipadas e receptivos (CARNIEL; SALDANHA; FENSTERSEIFER, 2010).

Problema: Como a sociedade pode ajudar amenizar os conflitos vividos pela família com indivíduo autista?

Hipótese: Partimos do pressuposto de que a realidade do individuo com autismo e de sua família tende a apresentar muitos desafios e dificuldades.

Justificativa: O objetivo de estudar este tema se dá pela necessidade de acolhimento e um olhar mais humanizador que a família e o indivíduo com autismo precisam na sociedade.

Relevância do estudo: Este estudo tem o propósito de apresentar as dificuldades e sofrimento da família do indivíduo com autismo, frente as relações interpessoais.

Objetivos:

Geral: Analisar alguns aspectos das experiências vividas pelos familiares do individuo diagnosticado com autismo.

Específicos:

*Verificar o impacto do luto nos pais ao receber o diagnostico que a criança é autista.

*Verificar as dificuldades enfrentadas pela família no ambiente familiar, escolar e social.

*Analisara as estratégias utilizadas pelos familiares, do indivíduo com autismo, para superarem as desinformações nos diversos contextos sociais.

*Demonstrar através dos relatos dos pais a real necessidade de cada contexto

Familiar frente ao diagnostico do autismo.

Referencias

Livro “Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger” – Chris Williams e Barry Wright

CARNIEL, Elenice L; SALDANHA, Letícia B. ; FENSTERSEIFER Lísia Maria. Atuação do enfermeiro frente a criança autista. Pediatria, São Paulo, v.32, n 4, p. 255-260, 210. Disponivel em: http://pediatriasaopaulo.usp.br/uplooad/pdf/1361.pdf. Acesso em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com