TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores De Risco Ao Desenvolvimento Infantil

Ensaios: Fatores De Risco Ao Desenvolvimento Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Fatores de risco ao desenvolvimento infantil

A grande desigualdade social brasileira faz com que: “a população de crianças consideradas de risco torna-se gigantesca, apenas levando-se em conta fator de condições econômicas”.

Cerca de 30% das crianças abaixo dos 05 anos se encontram desnutridas, sendo que nas regiões norte e nordeste podem chegar a 60%, a violência contra crianças e adolescentes é a primeira causa de morte na faixa etária de cinco a dezenove anos e a segunda no período de um a quatro anos.

Crianças que sofrem maus-tratos desde violência doméstica, violência física, negligência dos pais ou responsáveis, violência psicológica (ameaças, humilhações), violência sexual e exposição à violência conjugal, podem sofrer de problemas de cognição, linguagem, baixo desempenho escolar e desenvolvimento sócio emocional também apresentam déficit em suas habilidades de regular afeto e no comportamento geral.

A pobreza esta entre um dos fatores de risco para o desenvolvimento infantil, por incluir todo um ambiente de estresse gerando problemas que comprometam o desenvolvimento infantil, desnutrição.

A violência domestica muitas vezes praticada pelos pais tem um efeito estressante na vida criança, Crianças novas menos de cinco anos se tornam mais vulneráveis a sofrerem abuso físico por não ter como escapar, infelizmente nossa sociedade ainda vê o castigo corporal como forma de educar uma criança que passa dos limites.

Os vários prejuízos na vida da criança que sofre maus tratos podem ser de baixa-estima, ansiedade, depressão, pensamentos suicidas, raiva, transtorno alimentar e abuso de drogas e uma maior probabilidade de serem presos por cometer crimes violentos.

Crianças que observam violência doméstica agressão do pai contra a mãe tendem a sofrer de distúrbio de atenção, baixo rendimento escolar ansiedade, depressão, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e acabam por repetir esse modelo de comportamento na sociedade.

A violência sexual podendo ser intrafamiliar cometido por familiares e extrafamiliar cometida por um desconhecido ou pessoa próxima a criança, pode acarretar comportamento sexualizado, ansiedade, depressão, queixas somáticas (sintomas físicos por causa do estresse emociona), agressão, comportamentos regressivos (birras, choros), comportamentos auto lesivos (pessimismo e insegurança), problemas escolares, em longo prazo há risco de: depressão, ansiedade, prostituição, abuso de substâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com