TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fechamento Cultura de Paz

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo TEAP

Qual é o real objetivo de se fazer uma Avaliação Psicológica?

Ela objetiva a busca sistemática de conhecimento a respeito do funcionamento psicológico dos seres humanos, e, assim poder orientar ações e decisões futuras na vida das pessoas, seus familiares e sociedade. (Pasquali, 2001). Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais se destina.

- Levantamento dos objetos da avaliação do indivíduo ou grupo: tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica.

- Através da investigação da queixa será avaliada qual a melhor forma de como começar o teste. Analisando sempre BIOPSICOSOCIAL – direcionando a entrevista para as queixas do responsável.

- Psicodiagnóstico e um processo que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, um foco na existência ou não de núcleos psicopatológicos.

- O interesse principal de Binet era identificar a idade mental da criança (Escala de Binet)

- As escalas de Binet foi se ampliando e tornando a escalas Wschler;

- Para uma avaliação correta, deve-se ter sempre uma avaliação de um psiquiatra, o psicólogo não deve diagnosticar sozinho.

- E dada a paternidade da psicodiagnóstico para 3 autores: Frances Galton 1822 – 1911; James Cattel 1880 – 1944 e Afred Benet 1857 – 1911

Adaptativo: como o individuo se adapta ao ambiente – AVDTs (atividade de vida diária: comer, tomar banho, atividades diárias sozinho) e AVP´s (atividade de vida prática.

- DM (Deficiência Mental): 55 – 70 leve; 41 – 54 moderada; 25 – 40 grave ou severa; 10 profunda

Estudo de Caso

Conteúdo manifesto: Causais/ motivos (dados colhidos na entrevista inicial Anamnésia) Ex: Exigir atenção doto momento; fala desconexa; desatenta dificuldade para ler...

Conteúdo Latente: Hipóteses Parciais Ex: Dificuldade emocional; distúrbios fonoaudiológico; problemas cognitivos.

Hipótese Diagnostica: Dificuldade cognitiva, Dificuldade emocionais, deficiência mental, TDAH. Transtorno de estresse pôs traumático

Ex: dificuldade de aprendizagem; desorganização do pensamento

ÉTICA - Valores morais, costumes, normas e ideais de conduta.

DEONTOLOGIA - Os deveres e os princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

1-Decada da Galton 1880: Francis Galton (biólogo inglês) baseou seus trabalhos visando à avaliação das aptidões humanas através das medidas sensoriais. Acreditava que as operações intelectuais poderiam ser avaliadas através dos sentidos e que, quanto melhor o estado destes, mais integradas seriam as operações intelectuais do indivíduo. Galton se preocupou em parametrizar dimensões ideais dos sentidos e fez um levantamento abrangente de medidas sensoriais, com especial importância para a discriminação sensorial do tato e dos sons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com