TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura da Paz

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE PROMOVE

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ANTROPOLOGIA

BELO HORIZONTE

2018

FACULDADE PROMOVE

[pic 1]

CULTURA DA PAZ

JESSICA LEROY

LUIZA HELENA

FABIO JUNIOR

GIOVANA TOMAZILI

LAZARO PAIZANTE

IAGO DE LUCCA

VITORIA FROSSARD

PEDRO LUIZ

SESALY FROSSARD

LARISSA K. CRIVELLARI

BELO HORIZONTE

2018

SUMÁRIO

1 Introdução........................................................................................ 04

2 O que é uma cultura da paz.............................................................05

3 Aonde o movimento iniciou oficialmente.......................................06

4 Quais os principais motivos para implementar essa cultura.......07

5 Benefícios..........................................................................................08

6 Como promover a cultura da paz....................................................10

8 Referências........................................................................................13

BELO HORIZONTE

2018

                                               

 INTRODUÇÃO

   O trabalho desenvolvido explana sobre o tema cultura da paz, reforçando as principais finalidades do mesmo, perante a sociedade.

   O objetivo é enfatizar a importância de promove-la, visando uma sociedade mais pacifica e igualitária.

   O trabalho está dividido em cinco tópicos. O primeiro é explicando o significado do termo, o segundo é referente a cronologia, aonde surgiu, o terceiro trata dos motivos que levaram a sua implementação, o quarto é sobre as vantagens do tema, e por fim o quinto explica como é possível colocar em pratica na sociedade.

  Utilizamos o método de pesquisa bibliográfica, buscando fontes seguras e esclarecedoras.

   

O QUE É UMA CULTURA DE PAZ

A cultura de paz está no cerne do mandato da UNESCO e vem sendo considerado no mundo acadêmico como um paradigma emergente. Ao analisar os diferentes conceitos de cultura de paz, há de se reconhecer que a paz, possui raízes com bases culturais, isto é, bases sociais, econômicas e políticas. O conceito de paz relacionado à justiça social é apresentado por Mayor:

Não pode haver paz sustentável sem desenvolvimento sustentável. Não pode haver desenvolvimento sem educação ao longo da vida. Não pode haver desenvolvimento sem democracia, sem uma distribuição mais equitativa dos recursos, sem a eliminação das disparidades que separam os países mais avançados daqueles menos desenvolvidos. (Frederico Mayor, Diretor Geral da UNESCO, 2000).

Com base na perspectiva apresentada Mayor, a cultura da paz nos leva a uma ação a partir de uma relação entre paz, desenvolvimento e democracia. Neste contexto, entendemos a paz como algo social, uma vez que ela luta contra exclusão e busca a equidade social e a diversidade cultural.

Situar-nos diante da dimensão da paz tem se constituído uma tarefa difícil em tempos de crescente desigualdade, pobreza e a injustiça social refletem-se na contínua violação dos direitos humanos, incluindo o direito à vida e à segurança. O anseio pela paz vem emergindo cada vez mais como um clamor universal, que está presente no íntimo do ser humano que quer uma sociedade de paz.

Contudo, não adianta apenas desejar, é preciso antes de tudo se colocar numa posição de buscar estratégias concretas de construir a paz, e cada ser humano pode junto com o desejo de paz, se perguntar como se pode colaborar com a construção de uma cultura de paz. Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos. A cultura da paz pode ser uma resposta a diversos tratados, mas tem de procurar soluções que advenham de dentro da sociedade e não impostas do exterior.

A paz não pode ser apenas garantida pelos acordos políticos, econômicos ou militares. Ela depende do comprometimento unânime, sincero e sustentado das pessoas. A cultura da paz nos leva a uma ação, a ação de paz, isto é, é o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia. É um poder gerado por um triangulo interativo de paz, desenvolvimento e democracia.

AONDE O MOVIMENTO INICIOU OFICIALMENTE

Após a Segunda Guerra mundial o mundo se encontrava em um estado crítico, as nações Europeias estavam dizimadas, a política armamentista havia se difundido em todo mundo, porem alguns países cansados desta cultura resolveram se agrupar e pensar diferente, foi então criada a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 16 de novembro de 1945, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial.

A ideia da cultura da paz surgiu de fato em 1989 meses antes a queda do muro de Berlim no congresso internacional para a paz na mente dos homens em yamassoukro, desde então essa ideia tornou-se um movimento mundial, em 1995 os estados membros da unesco decidiram canalizar todos os seus esforços e energia em direção a uma cultura pacifista.

Em 20 novembro de 1997, as nações unidas proclamaram o ano de 2000 como ano internacional da cultura da paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformar os princípios norteadores da cultura da paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com