TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Adolescente e a família

Por:   •  31/8/2017  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Maurício de Nassau.[pic 1]

Departamento de Psicologia.

Disciplina: Desenvolvimento Humano: Adolescência, adultez e velhice.

Prof. Danilo de Freitas Araújo.

        Aluno: Miguel Ferreira Júnior.

FICHAMENTO

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013. 800 p.

Resumo

Papalia e Feldman ao se referirem a adolescência, apontam ser uma fase relativamente longa e complexa devido o fato de, não apenas o corpo está passando por transformações e sim, também, o cognitivo e social. É nessa fase em que começa o processo da puberdade, procedimento que leva o jovem a sua maturidade sexual.

        Essa transição da infância para a adultez é vista por muitos, principalmente do senso comum, como um processo apenas externo. É evidente que existem mudanças físicas nos jovens como o maior crescimento do seio na mulher e os pelos no rosto do homem, porém, o desenvolvimento não pode ser reduzido a isso. O cognitivo da criança também está passando por grandes transformações.

        As alterações no cérebro humano, nessa idade, pode explicar alguns comportamento explosivos de muitos adolescentes, visto que, a maturidade cerebral normalmente só acontece no início da idade adulta.  A participação da família de forma compreensiva e amigável, pode ter grandes resultados no que se refere ao comportamento do jovem dentro de casa e na sociedade.

        Segundo a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento do psicanalista Erik Erikson, no quinto estágio, ele diz que o principal papel da adolescência é confrontar o que chama de Identidade versus Confusão, para então entrar na vida adulta de forma singular e para ter um uma certa valorização da sociedade. Para isso, seria necessário resolver 3 questões na juventude: Qual profissão seguir, quais valores ter como base e ter um bom desenvolvimento sexual.

        Para tentar explicar esse processo de formação de identidade, o psicólogo James E. Marcia (1966,1980), intitulou essa crise como um “período de tomada de decisão” e através de algumas pesquisas chegou à conclusão que dentro dessa formação existem 4 estágios: Realização de identidade, Execução, Moratória e Difusão de identidade. Levando em consideração idade, maturidade, contexto familiar e cultural, religião, entre outros.

         

Citações

“Os adolescentes passam grande parte de seu tempo em seu próprio mundo,

amplamente separado do mundo dos adultos (Larson e Wilson, 2004).” (pag. 386).

“A adolescência oferece oportunidades para o crescimento não só em termos de dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, autonomia, autoestima e intimidade. Os jovens que têm relações de apoio com os pais, a escola e a comunidade tendem a desenvolver-se de forma positiva e saudável (Youngblade et al., 2007).” (pag. 387).

“Circunstâncias econômicas familiares podem influenciar o desenvolvimento de comportamento antissocial. A privação econômica persistente pode arruinar uma educação familiar sólida ao privar a família de capital social. Crianças pobres têm maior probabilidade do que outras crianças de cometer atos antissociais e aquelas cujas famílias são continuamente pobres tendem a tornar-se mais antissociais com o tempo.” (pag. 445).

Considerações finais

Não muito raro se vê pais falando do afastamento dos filhos quando entraram na puberdade, que ficam muito tempo trancado no quarto ou que não conversam mais como antes, não tem mais aquela intimidade que tinham quando crianças. O problema de muitos pais é justamente não entender que a fase que os filhos estão passando, apesar de radiante, devido as mudanças, é difícil pra eles e por causa dessa incompreensão acabam invadindo a privacidade dos seus filhos – o que muitas vezes é besteira aos olhos dos pais como abrir a porta do quarto sem bater, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com