TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Hereditariedade Versus Ambiente

Por:   •  22/3/2024  •  Dissertação  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 3

Hereditariedade versus ambiente

Pode se observar que através de pesquisas e estudos, ambos os fatores tem grande importância para o desenvolvimento humano, tanto os fatores biológicos quanto os fatores ambientais. Sendo que se a gestação e o ambiente uterino forem anormais, essa criança pode apresentar algumas alterações biológicas. O mesmo pode acontecer em relação aos fatores ambientais, uma criança que é estimulada irá se desenvolver diferente de uma criança que não recebe estímulo.

Estágios do desenvolvimento

Os estágios de desenvolvimento são divididos em fases distintas, o comportamento de uma fase é qualitativamente diferente das fases anteriores e posteriores, onde cada fase tem sua importância peculiar, uma fase pode depender da outra para que seja desenvolvida integralmente. Existem períodos sensíveis ou críticos, são épocas de experiencias importantes para o desenvolvimento psicológico.

   Capacidades do recém-nascido

                             Os recém-nascidos já possuem capacidades sensoriais bem desenvolvidas, como a capacidade de ouvir, sentir o toque, saborear e até mesmo de discernir entre diferentes odores. Eles são capazes de reconhecer a voz da mãe e outras vozes familiares, e têm preferências por certos sons e padrões visuais, como rostos humanos.

   Aprendizagem e memória

        Através de pesquisas pode se observar que a capacidade de atenção e concentração dos bebês melhora gradualmente ao longo dos primeiros anos de vida. Eles aprendem a direcionar sua atenção para estímulos relevantes e a filtrar informações irrelevantes do ambiente.

                 Desenvolvimento cognitivo na infância

        O desenvolvimento cognitivo, ocorre na infância, é o aumento da capacidade da criança de pensar e       raciocinar, Piaget se concentrou na interação entre as capacidades de amadurecimento natural da criança e sua interação com o ambiente.

Teorias dos estágios de Piaget

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre através de quatro estágios distintos, cada um caracterizado por formas específicas de pensamento e compreensão do mundo. São esses: Estágio Sensoriomotor, Estágio Pré-operacional, Estágio das Operações Concretas, Estágio das Operações Formais.

Uma critica a teoria de Piaget

        Muito embora a teoria de Piaget tenha contribuído significativamente para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, ela também enfrenta críticas em relação à sua abordagem, metodologia e generalização de resultados. As críticas ajudam a destacar a importância de considerar uma variedade de perspectivas teóricas e evidências empíricas ao investigar o desenvolvimento humano.

Teoria da mente

        A Teoria da Mente refere-se à capacidade de compreender e atribuir estados mentais, como crenças, desejos, intenções e emoções, a si mesmo e aos outros. Em outras palavras, é a capacidade de reconhecer que as pessoas têm mentes próprias, com pensamentos, sentimentos e percepções diferentes das nossas, tem implicações importantes para muitas áreas da vida, incluindo educação, psicologia clínica, relações interpessoais e comunicação. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades sociais, resolução de conflitos e empatia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com