TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: O surgimento da clínica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde

Por:   •  26/6/2017  •  Dissertação  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Curso de psicologia

Disciplina: Português Instrumental

Profa. Maria Andreia

A constituição da loucura como doença mental

NÚMERO

DA

FICHA 01

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Franscisco Teixeira; JACO-VILELA, Ana Maria O surgimento da clínica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. História da Psicologia: Rumos e Percursos v.3, p. 32-34, Rio De Janeiro, Nau Editora , 2013.

O autor, no texto, identifica a conceituação da loucura, de acordo com a passagem do tempo. Vemos como ela é conceituada desde os século XV até o século XIX.

Começamos pelo Renascimento (XV e XVI), onde a loucura é expressa como um saber esotérico e é vista uma aproximação com o Juízo Final. Vemos a representação da loucura nos quadros e no Tarot, representado pelo Louco que é uma carta que se refere a loucura como uma busca errante da verdade.

Seguimos aos séculos XVII e XVIII onde a loucura é excluída da ordem da razão e do seio da experiência social. Descartes mostra que podemos encontrar a verdade ate no sonho mas nunca na loucura. Por parte da sociedade, os loucos, eram enclausurados juntos com a população heterogenia (magos, prostitutas, mendigos, suicidas, libertinos, etc). A loucura passa a ser considerada como uma doença nos nervos que impede que o mundo seja representado como ele realmente é. E assim, surge a demencia que é a forma por excelencia da loucura neste período.

Finalmente, no período clássico (XIX), surge a linha divisória entre razão e desrazão. Assim, os loucos vêm libertos e separados de seus antigos parceiros de internamento, ainda permanecendo circunscritos mas em um espaço asilar. A loucura passa a ser entendida como um fenômeno de natureza espiritual ou mental. E o asilo passa a ser um espaço no qual o louco pode expressar livremente sua loucura e não um local punitivo. Assim a loucura é liberta no confinamento ao saber médico.

INDICAÇÃO DA OBRA ; Psicólogos, estudantes de psicologia ou áreas afins

LOCAL : CES/JF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com