TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme O Curioso Caso De Benjamim Button

Ensaios: Resenha Do Filme O Curioso Caso De Benjamim Button. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.636 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do filme: O curioso caso de Benjamim Button

O filme ocorre em 1921 no final da segunda Guerra Mundial, e traz a história de amor de Benjamim Button e Deyse. Trata-se de uma ficção e ao mesmo tempo trata da velhice e da juventude fazendo uma inversão da vida de Benjamim Button da velhice à infância.

Benjamim nasceu quase cego, a pele sem elasticidade com catarata e quase surdo com um corpo de velho de 80 anos e a mentalidade de criança. Sua mãe faleceu no parto e o entregou a seu pai que prometeu protege-lo. O pai, Senhor Thomas Button o abandonou na escadaria de um asilo onde sua mãe adotiva trabalhava. Foi criado com muito amor pela família e assistiu diariamente à metáfora para os significados da morte e da vida no asilo. Benjamim conhece Deyse que ia visitar sua avó no asilo, sempre juntos, brincando, acabam por se apaixonar, porém demoram a se envolver, pois ao mesmo tempo em que Deyse envelhece, Benjamim rejuvenesce. Em certa época Benjamim vai embora de casa para trabalhar e conhecer o mundo e enfrenta as contradições e dificuldades de ser jovem com a aparência de um idoso.

O pai de Benjamim era um empresário bem sucedido da fabrica de botões que observa o crescimento de Benjamim, mas não conta que é seu pai, e somente o faz quando está prestes a morrer por um problema de saúde e Benjamim o perdoa.

Quando Benjamim e Deyse alcançam idades parecidas e se encontram vivem uma linda história de amor, Deyse fica gravida e dá luz a uma menina, Carolyne. Benjamim então se afasta, pois teme que, ao rejuvenescer, não poderia cuidar da filha como pai, e se confundiria em algum momento como irmão ou filho e não queria isto. Acredita que seria muito difícil para Deyse cuidar da filha e dele, pois ele estava mais próximo da juventude e da infância. Ela, por sua vez amadurecia e percebia que o corpo já não era o mesmo, mas não se importava com cuidar dele até o fim. O fato é que Benjamim vai embora e Deyse se casa com outro. Tempos depois Benjamim aparece adolescente e vê a filha Carolyne que está na sua idade.

Benjamim e Deyse se encontram e se amam e fica muito clara a diferença física entre eles. Tempos depois Deyse é chamada por Assistentes Sociais que acharam um menino abandonado e que não se lembrava de nada de seu passado, aparentando demência e que tinha em suas mãos um diário que continha o nome de Deyse. Deyse então cuida dele, que aos poucos vai retornando no tempo até ser um bebê e morrer em seus braços e sem saber quem era ela.

Toda história é lida pela filha Carolyne do diário de Benjamim, no leito de morte de Deyse. É neste momento que Carolyne sabe quem é seu pai verdadeiro. As dificuldades encontradas por Benjamim em sua infância com o corpo de idoso nos mostra que a infância, juventude e idade adulta têm seu lugar preciso, mas a velhice não tem esse lugar definido. Nos mostra também todas as fases de desenvolvimento do humano, mas ao contrário, começando pela velhice que é caracterizada pelas perdas, pela morte, como no caso do filme, no asilo em que a mãe de Benjamim cuidava dos idosos e mesmo o próprio Benjamim nasce com aparência de idoso, sente as dificuldades de como o essa fase. Depois temos a fase adulta, que com o passar dos dias Benjamim ficava mais jovem, caracterizada por amizades adultas, decisões maduras, como na parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com