TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Melhor é Impossível

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

1.Descrição da demanda

Em virtude de pensamentos obsessivos que geram um comportamento marcado por rígidas regras, onde seus passos e suas atitudes, por vezes repetidos ao longo dos dias, são acompanhados por um alto grau de ansiedade, causando intenso sofrimento e prejuízo, o paciente Melvin optou pelo tratamento psicoterápico como mais uma forma de tentar vencer suas dores emocionais e comportamentais, uma vez que o paciente  também se trata com o psiquiatra, fazendo uso de psicofármacos, e participa de grupos de apoio. Melvin é escritor e vive isolado socialmente. Mora sozinho e não permite que outra pessoa possa entrar em sua casa. Sua relação com os vizinhos e as demais pessoas é de pouca afetividade. Demonstra preconceito contra negros e homossexuais, além de utilizar de sarcasmo, ironia e agressividade com palavras nas poucas interações que possui com outros indivíduos. Quanto aos comportamentos repetidos, Melvin diz que acende e apaga a luz três vezes, fecha a porta três vezes, acredita que os talheres dos restaurantes estão sempre contaminados, além da crença de que as pessoas estão sujas e podem o contaminar.

2.Procedimento

O processo terapêutico teve início através da anamnese, uma forma prática e de extremo valor para gerar dados sobre o paciente. As primeiras sessões foram preenchidas pelo registro de pensamento disfuncional (RPD) e pela psicoeducação, voltada para o entendimento do TOC e da abordagem cognitivo comportamental, possibilitando ao paciente uma melhor compreensão de suas obsessões, compulsões, evitações e pensamentos disfuncionais que desencadeiam a piora do quadro clínico. Após a construção da conceituação cognitiva foi aplicado a técnica de exposição e prevenção de respostas, onde o paciente é confrontado para expor-se aos pensamentos obsessivos, à ansiedade e ao comportamento compulsivo, ao mesmo tempo não podendo utilizar de suas respostas habituais, o que provoca o aumento da ansiedade e do pensamento obsessivo (Caballo, 1996; Wright & Thase, 2008). Com o enfrentamento, a tendência é que a ansiedade diminua cada vez mais, possibilitando a remissão completa dos sintomas. Por fim, pôde ser utilizado o treino de habilidades sociais e demais instruções sobre assertividade, com o intuito de possibilitar uma maior socialização do paciente.

3.Análise

A anamnese do paciente Melvin nos deu informações gerais e pontuais sobre o sofrimento em que ele se encontrava, assim como, nos possibilitou traçar passo a passo a nossa investigação. Melvin cooperou e se esforçou durante o tratamento, pois o mesmo entendia que existia algo disfuncional acontecendo com ele. O paciente destacou comportamentos ritualísticos, evitação social e obsessão em controlar o tempo. O RPD acrescentou ao processo e identificou erros cognitivos que levavam Melvin a acreditar que as pessoas tinham um potencial enorme para contaminar as outras, principalmente, contaminarem ele mesmo. O processo de psicoeducação preparou o paciente para entender todo o ciclo de sua patologia, e assim, o motivou a adentrar em técnicas que necessitavam de enfrentamento para a redução da ansiedade e dos demais sintomas que incidiam sobre ele. Podemos observar a diminuição da ansiedade e dos rituais após algumas sessões de aplicação da técnica de exposição e prevenção de respostas. Enquanto suas habilidades sociais foram se desenvolvendo ao longo dos treinos de habilidades e de assertividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com