TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Whispers in the Dark e o Código de Ética do Psicólogo

Por:   •  8/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

FILME “WHISPERS IN THE DARK” E O CÓDIGO DE ÉTICA

A presente análise tem como objetivo relacionar cenas do filme “Whispers in the Dark” (1992) onde observou-se situações e comportamentos que não são condizíeis com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005).

O Código de Ética, além de estar atento para as demandas da sociedade, ele também tem por função orientar e proteger o próprio profissional. Por conta disso é de extrema importância que seja seguido adequadamente, mesmo que não seja uma Lei.

Segundo o Art. 2º do Código de Ética, item j, ao psicólogo é vedado “estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado” (p.10). Ann em terapia com o psiquiatra Leo Green, o qual além de amigo próximo, foi seu professor na faculdade e também ela o considerava sendo da família. Essa relação misturada com atendimento psicológico foi gerador de conflitos por parte do Leo, que acabou tendo sentimentos por ela e que os quais também foram motivos para os acontecimentos ocorridos desde o início da trama, começando com a morte de sua paciente Eve e finalizando o restante dos acontecimentos ocorridos. Ele deveria ter tido uma postura ética e não ter prosseguido com os atendimentos.

É também vedado ao profissional, de acordo com Art. 2º, item a: “praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão” (p.09). Ao observar a cena em que Ann vai espionar sua paciente no restaurante em que ela disse frequentar com seu namorado, pois a mesma gerou dúvidas na psiquiatra ao comentar sobre suas fantasias sexuais. Este comportamento de Ann, como também dela realizar perguntas por curiosidade, como por exemplo, ela pediu o nome do amante de Eve, pode-se considerar como impróprio, pois não se deve checar informações, nem mesmo por curiosidade.

Pensando nisso, pode-se perceber uma certa relação de intimidade entre a psiquiatria e a paciente, e está no Art. 2º, item n, que não se deve prolongar o serviço caso não tenha necessidade (p.10), Eve deveria ter encerrado com o atendimento assim que descobriu sobre ter tido um relacionamento com a mesma pessoa que sua paciente, porém ela não o fez, implicando assim numa atitude antiética.

Outra questão que foi observado é sobre guardar documentos/fitas em lugares específicos e está especificado no Art. 14 que “a utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica obedecerá às normas deste Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início ser informado” (p.14). Primeiro ocorreu o fato da Eve roubar algumas fitas e anotações de consultas no consultório de Ann, o que gerou um conflito muito grande, pois se divulgadas iria acarretar a problemas para a psiquiatra, outro fato é o psiquiatra e amigo de Ann, Leo, guardar as fitas das consultas com Ann em sua casa de praia, onde é um lugar pessoal e deveria estar em seu consultório.

REFERÊNCIAS

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de ética profissional do psicólogo. Brasília.

Crowe, C. (1992). Whispers in the Dark. USA: Paramount Pictures

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com