TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Comunicação E Etica

Monografias: Filosofia E Comunicação E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “Crash – No Limite” mostra a sociedade estadunidense dominada pelo racismo, de modo que a sua moral determina que todos devem se respeitar. Porém, sua ética coletiva dita que nem sempre isso precisar ser seguido e é sujeito à punição. A ética individual mostra como cada um age em relação a esse contexto.

O filme mostra um país em que as leis não oferecem mais segregação social e determinam igualdade. Porém, passado esse momento histórico, suas consequências sociais se perpetuaram, seja no modo de agir, no preconceito, nas diferenças econômicas ou na cultura.

A classe média tem preconceito contra os negros, associando-os automaticamente ao crime por estes em geral serem mais pobres. Os negros reagem ao preconceito e ao senso comum muitas vezes com revolta e com o próprio crime, acabando em confirmar o que sua etnia é acusada por muitas vezes injustamente. O casal abordado pela polícia e o chefe policial, por sua vez, mostram a figura do negro que sobe de renda e se iguala ao branco, muitas vezes assimilando a cultura destes e esquecendo a sua de origem.

O policial que aborda o casal demonstra outra face apresentada no filme: a relação entre o preconceito e a ética individual. Se essa ética particular pregava intolerância aos negros, não foi preconceituoso o bastante para fazer com que o oficial não cumprisse seu papel – não só de policial, como de cidadão – e salvar a vida de alguém. Já o oficial que discorda do modo como seus companheiros trata os negros, entretanto, mostra como as circunstâncias de uma situação podem afetar a ética individual. Ao matar em legítima defesa o negro ao qual deu carona, livrou-se do corpo ao invés de assumir o crime, posicionamento moralmente condenável e discordante das atitudes corretas – do ponto de vista da ética coletiva – que teve ao decorrer do longa-metragem.

O filme gira em torno de uma grande generalização, em que os personagens atribuem a grupos diferentes características que não são correspondentes a todos esses grupos, mas apenas à parte destes.

Para Allport, o preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente

O racismo, por sua vez, diferentemente do preconceito, é muito mais do que uma atitude. O racismo constitui-se num processo de hierarquização, exclusão e discriminação contra um indivíduo ou toda uma categoria social que é definida como diferente com base em alguma marca física externa (real ou imaginada), a qual é re-significada em termos de uma mar- ca cultural interna que define padrões de comportamento. Por exemplo, a cor da pele sendo negra (marca física externa) pode implicar na percepção do sujeito.

Se o esteriotipo é sua base cognitivas,os sentimentos negativos em relação a um grupo constituírem o componente afetivo do preconceito ,e as ações o componente comportamental.Em sua essência o preconceito é uma atitude:uma pessoa preconceituosa pode desgostar de pessoas de certos grupos e comporta-se de maneira ofensiva para com eles,baseado em uma crença segundo o qual possuem características negativas.

Tecnicamente o preconceito pode ser positivo ou negativo .O preconceito parece estar tao estranho no circuito das relações humanas que se torna cada vez mas difícil distiguir as origens.Suas raízes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com