TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade

Trabalho Escolar: Flexibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.914 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEITOS DE FLEXIBILIDADE

Podemos conceituar flexibilidade como a capacidade física responsável pela amplitude do movimento em determinada articulação ou conjunto de articulações. A flexibilidade é a qualidade do que é flexível, uma palavra que permite indicar a disposição de alguém ou de algo em dobrar-se com facilidade, a característica de se erguer e submeter à vontade dos outros.

Existem diversos exercícios para melhorar a flexibilidade muscular. Os mais usuais são chamados como método estático passivo, que consiste em estirar os músculos lentamente e puxar por eles o máximo possível sem sofrer qualquer dor nem sensações desagradáveis. Este estiramento pode realizar com a ajuda de outros membros do corpo, de um assistente ou de um aparelho.

Ao realizar estes exercícios com alguma regularidade, o sujeito irá notar melhorias relevantes em termos de flexibilidade. De qualquer maneira, é recomendado consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa, de modo a evitar lesões musculares.

A flexibilidade laboral, por outro lado, é um modelo de regulação dos direitos laborais, esta flexibilidade propõe um modelo que reduza as obrigações sob o pretexto de promover o investimento e a atividade no mercado laboral.

BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é essencial para as nossas vidas, pois desenvolver a flexibilidade é uma necessidade básica para qualquer movimento do dia a dia, mesmo aqueles movimentos que requer um mínimo de mobilidade do seu corpo, como, por exemplo, para amarrar o tênis, pegar coisas no alto, lavar os cabelos, pegar algo no chão ou para praticar qualquer modalidade esportiva.

Por isto, se a flexibilidade não for trabalhada existe a possibilidade de que, com o passar dos anos e conseqüente avanço da idade, o indivíduo tem dificuldade para realizar as conhecidas atividades do dia a dia.

Para o desenvolvimento da flexibilidade e ganho de todos os seus benefícios, você precisa praticar uma atividade física com tensão muscular com intensidade moderada. Basta duas sessões por semana umas que trabalhe a flexibilidade e outra para manutenção da mesma e trabalhando todos os grupos musculares na mesma sessão.

Benefício da Flexibilidade:

1. Aumento da qualidade do movimento;

2. Melhor postura;

3. Diminui riscos e lesões;

4. Melhora relaxamento muscular;

FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA FLEXIBILIDADE

Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, pele, tendões, músculos, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos.

Tecido Conjuntivo

Quando o músculo alonga, o tecido conjuntivo adjacente fica mais tenso. Além disso, o tipo de tecido desempenha um papel importante na rigidez de uma articulação.

Estrutura Articular

A flexibilidade por ser afetada pela forma e a direção dos ossos que, por motivos genéticos, são anatomicamente diferentes de indivíduo para indivíduo. Uma melhor maneira sobre a capacidade articular pode ser induzida, de maneira limitada, pelo treinamento intenso.

Massa Muscular

Quando muito desenvolvida, a massa muscular por ser um fator de limitação mecânica. No entanto, isto não afeta a capacidade de alongamento do músculo. A força e a flexibilidade são compatíveis e não eliminam um ao outro.

Idade

Na transição entre a infância e a adolescência a flexibilidade apresenta o seu valor máximo. Por isto, em esportes como Ginástica olímpica, que dependem de uma flexibilidade ótima, os atletas já alcançam o alto nível nesta idade.

Sexo

O sexo feminino apresenta maior capacidade de alongamento e elasticidade da musculatura, ligamentos e tendões. Isto pode ser explicado por diferenças na composição corporal, retenção de liquidos e nas diferenças hormonais.[carece de fontes]

Temperatura

A temperatura ambiente, a temperatura corporal geral e a temperatura muscular específica influem na flexibilidade. A flexibilidade muscular pode aumentar cerca de 20% sob boas condições de aquecimento.

TIPOS DE TESTES

FISÍCOS SOBRE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com