TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formaçao da atitude clínica no estagiário de psicologia

Por:   •  12/6/2016  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

A formação da atitude clínica no estagiário de Psicologia

O presente artigo segue um referencial psicanalítico, enfocando principalmente a questão da formação da atitude clínica do estagiário em relação ao cliente, tendo como objetivo contribuir para a reflexão sobre as características do ensino clínico, bem como a qualidade da formação do Psicólogo.

O primeiro contrato feito pelo aluno de psicologia com relação a sua atitude clínica se da na disciplina ¨métodos  de exploração e diagnostico em psicologia clínica¨, que é obrigatória e tem duração de dois semestres,via de regra cada aluno do quarto ano da graduação realiza sob a supervisão de um docente, o processo psicodiagnostico de um cliente inscrito na clinica psicológica.

A população que procura a clinica é em sua maioria de média e baixa renda,quando esse cliente chega ele passa por uma entrevista psicológica de triagem e podem ser encaminhados para o psicodiagnostico ou psicoterapia,o atendimento é gratuito.

O aluno ao cursar essa disciplina realiza um contrato de trabalho feito com seu supervisor que inclui: quatro horas de supervisão semanal,com horário de inicio e termino,recebendo a orientação sobre a elaboração de relatórios de atendimento e critérios para aprovação na disciplina.

Nas supervisões são também discutidos textos básicos da área, bem como os atendimentos realizados pelos alunos, cujas sessões devem ser apresentadas por escrito, acompanhadas de uma analise em dupla.

Uma das condições mais importantes do aprendizado clínico, passa necessariamente pelo desenvolvimento de uma atitude clinica do aluno em relação ao seu cliente, essa atitude clinica está assentada sobre três fatores básicos: sua própria psicoterapia, seu conhecimento teórico e sua pratica clínica supervisionada.

A supervisão dos atendimentos clínicos visa principalmente a compreensão do aluno quanto as suas emoções e atitudes na relação com o cliente.

A tarefa não é fácil para o aluno que pela primeira vez se defronta com o papel de Psicólogo, no qual é responsável pelo cliente, esse momento é carregado de expectativas e fantasias, que irão através da pratica clinica supervisionada, tornar-se menos idealizadas e possibilitando  internalizar  o papel do psicólogo, associada a compreensão  de porque se processa dessa forma, e assim alicerçar a formação dessa identidade profissional.

A formação da atitude clinica no estagiário de Psicologia.

Nome : Marianne Lannes Garcia

Disciplina: Psicodiagnóstico

Professora: Terezinha Anciães

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com