TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Mecanismo De Defesa

Ensaios: Freud Mecanismo De Defesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

Freud reconhecia a existência de outros mecanismos de defesa, porém dedicou a maior parte de sua atenção à repressão. Sua filha, Anna, em sua obra memorável, “O ego e os mecanismos de defesa”, ampliou o trabalho do pai, descrevendo detalhadamente nove mecanismos de defesa específicos:

- Regressão,

- Formação reativa,

- Anulação,

- Introjeção,

- Identificação,

- Projeção,

- Voltar-se contra si próprio,

- Reversão

- Sublimação.

Ainda mais importante, era o reconhecimento das implicações que a observação atenta da operação defensiva do ego teria para o tratamento.

O psicanalista não poderia mais simplesmente desvendar os desejos inaceitáveis provenientes do id.

Era preciso que fosse dada igual atenção às vicissitudes dos esforços defensivos empreendidos pelo ego, que se manifestariam como resistências ao tratamento.

Ao desviar a ênfase da psicanálise das pulsões para as defesas do ego, Anna Freud antecipou o movimento da psicanálise.

Atualmente, definimos em parte muitas formas de transtorno de personalidade de acordo com as suas operações defensivas típicas.

Freud (1926) postulou que todas as defesas possuem em comum a proteção do ego contra as demandas instintivas do id.

Alguns dos principais mecanismos de defesa neuróticos são: repressão, deslocamento, formação reativa, isolamento do afeto, anulação, somatização e conversão.

Vamos falar de cada um deles:

Repressão: Freud considerava este mecanismo como a rainha de todas as defesas. Opera inconscientemente por meio da expulsão dos desejos, sentimentos, ou fantasias de percepção consciente. A repressão primária refere-se a remover idéias e sentimentos antes que eles tenham atingido a consciência. Já a repressão secundária exclui da percepção o que foi uma vez experimentado como consciente. O reprimido não é realmente esquecido, na medida em que o comportamento simbólico pode estar presente.

Deslocamento: Esta defesa é um processo inconsciente por intermédio do qual os sentimentos ligados a uma fonte são redirecionados a outra. A transferência* constitui um exemplo óbvio do deslocamento, visto que os sentimentos por uma pessoa do passado são transferidos para uma figura do presente.

As fobias são o exemplo clássico desta defesa, porque a ansiedade associada com uma fonte inconsciente é redirecionada para um substituto consciente, frequentemente inofensivo por si próprio.

O deslocamento também constitui um dos principais mecanismos de disfarce no sonho.

Formação: Esta defesa comum é caracterizada pelo desvio de um impulso ou desejo inaceitável por meio da adoção de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com