TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos De Defesa

Casos: Mecanismos De Defesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 3

1ª PROVA BIMESTRAL

Questão 1.

Segundo Jorge Trindade, até agora se acredita que não existe evidência de que os tratamentos aplicados a psicopatas tenham mostrado eficiência real na redução da violência ou da criminalidade. De fato, alguns tipos de tratamento que são efetivos para outros criminosos são até mesmo contraindicados para psicopatas.

Porém, afirma o autor que estudos mais recentes estão permitindo uma lenta e progressiva mudança, e o pensamento vem se deslocando da máxima niilista de que "nada funciona" para uma pergunta mais realista: "o que e quanto funciona". Com isso, pretende-se pôr em questão não somente da eficácia do tratamento, mas também a relação entre custo e benefício do tratamento.

Sem dúvida, a psicopatia se enquadra naquelas situações difíceis de tratar, e por isso diminuir os seus efeitos negativos já representa algum ganho social importante.

Muitas discussões foram levantadas a respeito da recuperação dos psicopatas, porém, ainda não existem comprovações tão efetivas que afirmem com precisão que eles podem, de fato, se recuperar após um tratamento psiquiátrico ou psicológico.

Poderá haver expectativas para o futuro, já que vários profissionais especializados se detém em pesquisar estratégias que poderão dar uma visão mais abrangente do caso, apontado componentes para o manejo e reinserção desses indivíduos no meio social.

Questão 2.

A afirmativa trata da instabilidade emocional do psicopata, e revela uma imaturidade em sua personalidade, demonstrando que se deixa dominar por seus desejos e emoções. O psicopata busca estratégias para lidar com os desafios imediatos e estado de organismo, e essas escolhas nem sempre são as melhores e mais corretas, o que funcionou bem em um momento pode não se o mais indicado em outro.

Questão 3

Segundo Freud “No inconsciente não existe conceito de tempo, de certo e errado e não há contradição”. Ainda segundo estudos de Freud o id não conhece a moralidade e não faz juízo de valor, ele busca a satisfação imediata. Assim como o Superego busca a maior perfeição do que o prazer. Logo, o indivíduo dominado pelo Id ou, também, pelo superego tem o senso de realidade prejudicado. Pois estará mais propenso a cometer crimes e delitos já que o Id não tem o conhecimento de juízo e valor e o superego a autoculpalidade.

Questão 4.

A corrente majoritária, considera a psicopatia como um transtorno de personalidade antissocial, envolvendo a consciência, o caráter e a personalidade do indivíduo como um todo.

Para Jorge Trindade Psicopatas são sujeitos que não internalizaram a noção de lei, transgressão e culpa. Na realidade, os psicopatas sentem-se "além" das normas, quando, na verdade, são sujeitos "fora" e "aquém" do mundo da cultura.

Para o jurista, o psicopata é o transgressor da lei, autor do delito grave, que exige uma condenação severa. A psicopatia é considerada uma patologia social (pelo sociólogo), ética (pelo filósofo), de personalidade (pelo psicólogo), educacional (pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com