TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos específicos de defesa do hospedeiro: introdução à imunologia

Seminário: Mecanismos específicos de defesa do hospedeiro: introdução à imunologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Mecanismos Específicos de Defesa do Hospedeiro: Introdução á Imunologia

Imunologia: é a ciência que estuda o sistema imunológico e as respostas imunológicas. O sistema imunológico é referido como a terceira linha de defesa.Ele é considerado um mecanismo especifico de defesa do hospedeiro, uma vez que entra em ação na luta contra um patógeno especifico ( ou outro objeto estranho ) que tenha pebetrado no organismo.

Imunidade: um resultado significativo das respostas imunológicas é tornar a pessoa resistente a certas doenças infecciosas. Quando alguém é resistente a certa doença, ela é dita imune. A condição de ser imune é normalmente referida como imunidade.

Imunidade Adquirida: a imunidade que resulta da produção ativa ou do recebimento de anticorpos protetores durante a vida é chamada de imunidade adquirida. Se os anticorpos, de fato, produzidos no interior do organismo da pessoa, a imunidade é chamada de imunidade adquirida ativa; tal proteção é normalmente duradoura. Na imunidade adquirida passiva, a pessoa recebe anticorpos que foram produzidos por outra pessoa ou por mais de uma pessoa ou, em alguns casos, por um animal; tal proteção é normalmente apenas temporária.

Imunidade Adquirida Ativa: resulta de uma produção ativa ou do recebimento de anticorpos durante um período da vida, se os anticorpos são de fato produzidos no interior do organismo da pessoa, ela é chamada de imunidade adquirida ativa. Há dois tipos: natural adquirida, que ocorre naturalmente, e a artificial adquirida,que é induzida.

Imunidade Adquirida Passiva: os anticorpos são produzidos em outra pessoa e transferidos para outra a fim de protegê-la de uma infecção. A imunidade passiva naturalmente adquirida que é adquirida pelo feto quando recebe anticorpos maternos no útero ou pelo lactente quanto recebe anticorpos maternos presentes no colostro. A imunidade passiva artificialmente é adquirida quando a pessoa recebe anticorpos contidos em antissoro ou gamaglobulina.

Vacina: é definida como um material que pode artificialmente induzir imunidade contra doenças infecciosas, normalmente, após a injeção oo, em alguns casos, ingestão do material ( p.ex; vacina da poliomielite oral ). Uma pessoa é deliberadamente exposta a uma versão inofensiva de um patógeno ( ou toxina ), que irá estimular seu sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de memória, mas sem causar doença. Desse modo, o sistema imunológico da pessoa é estimulado a desencadear uma forte resposta protetora ao patógeno ( ou toxina ) em questão quando encontrado no futuro.

Imunidade Humoral: as glicoproteinas especiais são chamadas anticorpos, são produzidos por linfócitos para reconhecer, se ligar, inativa e destruindo os antígenos.

Antígeno são moléculas que estimulam o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos, é uma substancia geradora de anticorpos.

Anticorpos são moléculas protéicas que o sistema imunológico produz em resposta aos antígenos, são produzidas pelos linfócitos. Os linfócitos são uns tipos de leucócito presente no sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com