TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fuga e Morte de Freud

Por:   •  22/4/2016  •  Seminário  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Fuga e Morte

A 13 de março de 1938 a Alemanha anuncia oficialmente a anexação da república austríaca e a converte numa província do Terceiro Reich.  Apenas 3 dias após a entrada das tropas na Áustria, os nazistas revistaram a casa e o escritório de Freud. Mesmo com os amigos tentando ajudar, Freud relutava em fugir até sua filha ser presa e mantida pelos nazistas para interrogatório, quando enfim concordou.

Partiu com sua família para Inglaterra em 04 de Julho de 1938, sendo obrigado deixar suas irmãs que posteriormente morreram em campos de concentração.

Durante 16 anos enfrentou um câncer na boca, tolerando tratamentos constantes e dolorosos e resistindo a 33 cirurgias, agora, andava muito cansado e era difícil o alimentar e mesmo sofrendo muito ele não tomava nenhum sedativo por escolha. Mas sabendo que chegava à hora lembrou a Schur, seu médico particular, o acordo que teriam feito há muito tempo pedindo para que lhe aplicasse doses excessivas de morfina para evitar sofrimento desnecessário e veio a falecer em 23 de Setembro de 1939, aos 83 anos, em Londres.

Psicanalistas Pós Freud

Após Freud, muitos outros psicanalistas contribuíram para o desenvolvimento e importância da psicanálise. Entre alguns, podemos citar: Melanie Klein, Winnicott, Bion e André Green. No entanto, a principal virada no seio da psicanálise, que conciliou ao mesmo tempo a inovação e a proposta de um "retorno a Freud" veio com o psicanalista francês Jacques Lacan. A partir daí outros importantes autores surgiram e convivem em nosso tempo, como Françoise Dolto, Serge André, J-D Nasio e Jacques-Alain Miller.Muitas críticas ainda têm sido feitas ao método psicanalítico, porém, por mais que a ciência moderna avance, muitos dos conceitos estruturadores da psiquê humana e os resultados obtidos pela aplicação do método continuam melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas. Nota-se que a revolução

promovida por Freud abriu caminhos para estudos que antigamente se encontravam em um plano imaginário.

Psicanálise como profissão atualmente.

A Psicanálise não é uma Profissão Regulamentada no Brasil, o que quer dizer, entre outras coisas, que não existe nenhum Curso de Graduação Superior em Psicanálise autorizado ou mesmo reconhecido pelo MEC nem Conselho Regulamentador da Profissão. Porém a atividade profissional do Psicanalista é lícita e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro sob a CBO (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES) número: 2515-50.

Podendo o Profissional formado, exercer atividade profissional como Psicanalista, inclusive tirando Alvará na Prefeitura para regularizar seu Consultório, recolher INSS e tudo mais que é cabível a qualquer outro profissional liberal.

De modo que sua formação se caracteriza por ser independente, de caráter livre e profissionalizante, sendo os seus profissionais formados por Sociedades Psicanalíticas e/ou Analistas Didatas. Importa salientar que o fato de a Psicanálise não possuir regulamentação não minimiza os rígidos padrões éticos e acadêmicos exigidos para a formação do Psicanalista. Há um consenso geral entre as Sociedades Psicanalíticas, que, visando manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com