TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, técnica e clínica

Por:   •  20/5/2018  •  Artigo  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 9

ZIMERMAN, David. E. Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática, Porto Alegre, Artmed, 1999.

CAPÍTULO 3

ESCOLAS DE PSICANALISE

No passado, os analistas eram radicados em apenas uma escola psicanalítica onde uns buscavam aquilo que os dividia, atualmente muitos cometem um exagero oposto correndo o risco de cair teoricismo ou em pragmatismo enquanto outros buscam o que os reúne e unifica a psicanalise visando excluir as posições polarizadas, promover formação pluralista, pensamento analítico, multiplicidade e variação de pontas convergentes e divergentes contraditórias e integradas. As escolas devem possuir caraterísticas que condicionam os aportes de conceitos originais, que esses tenham aplicabilidade psicanálise clínica, que tenham inspirado gerações de psicanalistas a produção de frutos.

Apresentará: Área teórica; Dados biográficos Técnicas psicanalíticas; e técnicas notabilizadas e vigentes através dos tempos.

  1. Escola Freudiana
  2. Teóricos das Relações Objetais (Melanie Klein)
  3. Psicologia do Ego (Hartman a M. Mahler)
  4. Psicologia do Self (kohut)
  5. Escola Francesa (Lacan)
  6. Winnicott
  7. Bion.

  1. ESCOLA FREUDIANA

Na área teórica desta escola, os psicanalistas estão ligados aos postulados legado por Freud e seguidores diretos pósteros ou contemporâneos. Esse paradigma freudiano apesar dos 100 anos de existência conserva mantém os princípios básicos mesmo com transformações, reformulações e refutações.

A teoria de Freud se estrutura a partir de estudos e observações aos casos clínicos do médico Breuer com a hipnose em pacientes portadoras de sintomas histéricos conversivos. Elisabeth von R. serviu de estímulos para deslindar a linguagem do corpo abandonando a técnica hipnótica e fazer uso método catártico originando assim a psicanálise.

O movimento Freudiano não é numeroso, mas conservou influência da psicanalise, além de ser estruturado em torno de A. Freud, recebendo fidelidade na expansão e respeitabilidade devido a recente descoberta de um trabalho de 1895 e que se manteve secreto durante décadas “projeto de uma psicologia científica para neurólogos” e que foi publicado em1850. Os três movimentos tem sede na Sociedade Britânica de Psicanálise onde o freudiano ocupa destaque junto aos kleiniano que foi liderado por Melanie Klein e o (middle group), os independentes.

A psicanálise foi postulada por Freud, o percursor e conta com 284 escritos preciosos sobre as ideias psicanalíticas entre ele e médico W. Fliess, além de outros 300 títulos que apresentam 1)Histórias Clínicas. 2)Metapsicologia, Teoria e Técnica. 3) Aplicações da psicanálise.

Casos Clínicos

Estudos sobre a histeria”, 1893-5, escrito com Breuer; relata casos de pacientes com sintomas histéricos conversivos, e propõe associação livre e terapia catártica a partir do caso Ana O.;

Fragmento da análise de um caso de histeria”, 1901-5, caso Dora, enfatiza a interpretação para vencer conflitos reprimidos, a terapia foi interrompida por ele, não se sentia capaz de analisar transferências nos relatos de Dora aludidos por triângulos edípicos com seus pais e o casal K.;

Análise de uma fobia em um menino de 5 anos”,1909, o pequeno Hans, a criança não foi paciente de Freud, ele apenas supervisionou o pai de Hans e o observou psicanaliticamente direta o caso do menino que apresentava fobia por cavalos e Freud comprova com o caso sua teoria da angustia de castração, ligado ao complexo de Édipo e que existe teorias na mente das crianças e que elas tentam decifrar o mistério de seu nascimento, este foi o seu primeiro exemplo com criança e chegou a afirmar que a criança era um perverso polimorfo;

Notas sobre um caso de neurose obsessiva”, 1909, Homem dos ratos, advogado Paul Lourenz procurou Freud para tratar sintomas obsessivos desde a infância de que ratos poderiam ser introduzidos pelos ânus e angustias constantes de que provocaria tragédias às pessoas queridas e Freud estudou como Paul defendia-se dessas ideias aterradores por meio de rituais de fazer e desfazer coisas e de como fazia uso de pensamentos onde as pessoas ficavam esterilizadas por gestos e palavras mágicas;

Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranoia” 1911, Caso Schreber, que era um superior do tribunal de Dresda, quando escreveu sua autobiografia durante sua internação no hospital psiquiátrico onde apresentava discurso delirante das ideias megalomaníacas e paranoides que escondia seu conflito homossexual além de auto interpretar os simbolismos dos sonhos e que Freud estabeleceu as transformações psíquicas a partir da inaceitabilidade homossexual com a negação “eu não o amo”, pelo contrário eu o odeio,  entre outras.

Da história de uma neurose infantil”, 1918, O homem dos lobos trata-se de Sergei na época em 1910 a 1914 com 18 anos, apresentava sintomas fóbicos obsessivos paranoides e psicossomatizações, hoje estes sintomas poderiam ser descritos como caso de (borderlaine); O caso foi analisado através de um sonho relatado por Sergei no qual apareciam sete lobos empoleirados em uma janela, Freud visava reconstruir a neurose adulta, a partir da infância em conflitos oriundo da cena primária.

Teoria e Metapsicologia

Sendo a teoria um conjunto de ideias utilizadas para explicar um fenômeno clínico com ou sem comprovação e a metapsicologia como algo elevado de caráter imaginativo sem comprovação, para tanto temos o instinto de morte, a primitiva vida psíquicas do recém nascido e os estudos topográficos, dinâmicos e econômico. Em1909 produz “A interpretação dos sonhos” e a “hipótese topográfica”; em 1905 “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”; em 1909 Além do principio do prazer; 1911 “Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental”; Cinco leituras sobre psicanálise“, 1910; A dinâmica da transferência 1912; Novas recomendações 1914; Observações sobre o amor de transferência 1915; Conferências introdutórias (1916-17; Além do princípio do prazer 1920; O ego e o id 1923; teoria estruturalista; Três ensaios sobre a teoria da sexualidade 1905; Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental (princípios do prazer e o da realidade 1915; A dinâmica da transferência 1912; Além do princípio do prazer 1920; Estudos topográfico (consciente, pré consciente e inconsciente) e Dinâmico e econômico  (id, ego e superego 1923; A negação 1925; Inibições sintomas e angustia 1926; Fetichismo 1940 e Clivagem do ego no processo de defesa, continuidade ao trabalho que dão subsídios para a compreensão da psiquismo do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com