TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEORGE HERBERT MEAD

Por:   •  20/11/2016  •  Bibliografia  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 12

GEORGE HERBERT MEAD

  • Introdução

O objetivo do trabalho é contribuir para a compreensão de um filosofo cujo papel foi de grande influencia e importância na psicologia, analisando e compartilhando conhecimentos sobre George Herbert Mead e os desdobramentos de sua teoria psicossocial incluindo sua contribuição na construção da psicologia social.

  • Vida e Obra

Mead nasceu em Massachusetts no ano de 1863, aos 20 anos de idade graduou-se em filosofia na faculdade de Oberlin onde seu pai lecionou homilética. Mead era agnóstico e acreditava que Kant tinha razão acerca dos limites do conhecimento humano. Depois de se graduar tentou lecionar em uma escola primaria, porém não obteve sucesso, ouvindo o concelho de seu grande amigo, Henry Castle, e “guiados ambos pelo desejo de achar significância e um sentido ativo e socialmente útil, Mead decidiu entrar no curso de Filosofia da Universidade de Harvard em 1887, apesar de todos os riscos financeiros auxiliares” (Joas, 1985/1997, p. 16).

Assistiu a um curso dado pelo hegeliano Josiah Royce sobre Kant, de quem recebeu muita influencia pois se deparou com uma interpretação de Kant muito diferente daquela que aprendeu em Oberlin também teve influencia de  William James com quem criou uma relação simbiótica e se tornou tutor de um de seus filhos. Royce também foi o responsável pelas influências do idealismo alemão sobre Mead, que provocou nele uma insatisfação relacionada ao tratamento puramente especulativo e a distancia que a filosofia mantinha dos problemas sociais.

Em 1888, as igrejas cristãs exerciam forte controle sobre as universidades e como Mead se tornou agnóstico resolveu se especializar em psicologia fisiológica invés de filosofia visando manter suas ideias e interesses sem conflitos religiosos. Leipzig, na Alemanha era o centro da pesquisa fisiológica e psicologia experimental, onde foi criado por Wundt o primeiro laboratório de psicologia experimental, Mead enfrentou dificuldades com o idioma alemão e retornou para os estudos filosóficos no curso de Wundt: “Fundamentos de metafísica”, e nos cursos de Heinze e Rudolf Seydel. Segundo (Farr, 1996), Mead sofreu forte influencia da Volkerpsychologie de Wundt, fazendo até mesmo a análise dos primeiros volumes de sua Psychological Review entre 1904 e 1906, (revista cientifica dirigida por Wundt). Depois de Leipzig, Mead pede transferência para Berlim, onde encontra maiores possibilidades para a atividade filosófica.

Além das influências, há outro fato que o marcou no tempo que esteve em Berlim: sua impressão do movimento alemão social-democrático trabalhista. Ele acreditava que, após a sua volta para os EUA, seria capaz de contribuir para dar uma forma racional à sociedade americana. Segundo (Joas, 1985/1997), seu socialismo foi influenciado pelos ideais do “Cristianismo Royciano”, e pela esperança de poder alcançar a realização prática desses ideais na vida cotidiana através de sua atividade como intelectual “reformista”. Em 1891 Mead recebeu uma proposta de trabalho feita pela Universidade de Michigan, para ser professor do Departamento de Filosofia. No inicio desse mesmo ano Mead perde seu amigo Henry Castle em um acidente, e se casa com a irmã dele Helen, ele então deixa Berlin e retorna rápido a seu país o que acarreta no abandono do doutorado que fazia. De volta á Europa, seu novo cargo de instrutor de psicologia, o possibilitou dar cursos de temas como: psicologia fisiológica, história da filosofia, sobre Kant e a teoria da evolução.

Então Mead tentou tirar suas implicações para a psicologia da teoria da evolução e construir o modelo básico para a pesquisa psicológica da relação entre um organismo e seu ambiente. Teve interesse pela pesquisa experimental, no entanto, não queria fazer uma pesquisa ocasional e expressou sua preocupação e vontade de encontrar uma clarificação teórica fundamental para seu ponto de vista sobre questões sociais. Buscou essa clarificação através do estudo do pensamento de Hegel, tendo o apoio de John Dewey e Alfred Lloyd, seus amigos. A proximidade de Mead com as ideias hegelianas foi crucial para suas concepções na psicologia social; é dessas ideias que ele retira sua base para pensar o  psicológico como social. Quando foi a Michigan foi apresentado a  Cooley, e através do mesmo Mead tomou conhecimento das ideias de Adam Smith, que lhe deu a inspiração necessária para produzir a teoria da questão do indivíduo assumir o papel do outro. Nesse período começou a desenvolver suas próprias ideias.

Eu 1894 Mead, trabalhou juntamente com Dewey na Universidade de Chicago exercendo os cargos de professor assistente e chefe do Departamento de Filosofia e Psicologia respectivamente. Nessa etapa Mead se comprometeu com a luta pelos direitos da mulher e para a reforma do código penal juvenil, foi sócio de vários comitês de arbitragem de greve e também atuava em comissões públicas por reformas sociais; Ele foi editor do Jornal do Professor de Escola Primária; lecionou no Laboratório da Escola da Universidade de Chicago, onde a reforma educacional foi implantada com ênfase nas atividades da criança, com o objetivo de amplificar o intelecto da criança e suas habilidades práticas e sociais e dirigiu uma escola experimental para crianças com transtornos emocionais.

O envolvimento prático de Mead na educação e política embora tenha recebido pouca atenção teve grande influencia em sua teoria. Não foi por acaso seu chamado para o desenvolvimento de uma psicologia social justamente por sua importância para uma teoria científica da educação, Mead escreveu diversos artigos onde descreve os passos fundamentais para uma psicologia social. Em 1900 Mead começou a dar aulas em psicologia social e sua importância para o desenvolvimento da sociologia logo foi reconhecida pelo professor patrono da cadeira de sociologia. Nessa época, Chicago já era uma grande metrópole industrial. A população, em rápido crescimento, era em grande parte constituída de imigrantes de primeira geração - trabalhadores inexperientes ou semi qualificados. Nessa época, Mead se comprometeu fortemente com a luta pelos direitos da mulher e pelo sufrágio feminino. Envolveu-se com a reforma do código penal juvenil. Era sócio de vários comitês de arbitragem de greve e também atuava em comissões públicas que visavam reformas sociais. Foi tesoureiro do movimento social de apoio aos imigrantes (Settlement House Movement) e tornou-se amigo pessoal da filósofa feminista Jane Addams.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com