TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Mead

Casos: Dossie Mead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

CONCEITO, HISTÓRICO, MEIOS E RECURSOS

Para executar as atividades, leia o texto e pesquise nos links indicados ao final das atividades e em outros sites que encontrar.

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é educação a distância, quais são suas características e sua importância?

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

( 1 ) Pode-se atender, em geral, a uma população estudantil dispersa geograficamente e, em particular, àquela que se encontra em zonas periféricas, que não dispõem das redes das instituições convencionais.

( 2 ) Administra mecanismos de comunicação múltipla, que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.

( 3 ) Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.

( 4 ) Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem, para garantir uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.

( 5 ) Promove a formação de habilidades para o trabalho independente e para um esforço auto-responsável. (Entenda-as a conquista de autonomia por parte do aluno que trabalha com EAD.)

2. Faça uma análise crítica da EAD no Brasil, considerando o histórico, a legislação e as políticas do MEC (pesquise a legislação e as políticas na internet).

R: No Brasil já existe uma legislação específica para a EAD, que foi reconhecida como como modalidade educacional na LDB, da educação de 1.996 , a mesma lei ainda incentiva o poder público a desenvolver EAD (ART.80). Após o reconhecimento foi criada uma legislação que regulamentou a EAD.

3. Quais são as diversas formas e meios de a EAD vencer as distâncias? Explique, sinteticamente, como podem ser usados.

R: Implica em substituir uma proposta regular de prática pedagógica por uma nova proposta, na qual a aprendizagem ocorre por meios e situações não convencionais. Importa salientar as principais características da educação não presencial:

_ separação do professor e do aluno no espaço;

_maior autonomia ao aprendente;

_ comunicação entre alunos e professores é mediadas por meios de comunicação tecnicamente disponíveis, sejam eles impressos, eletrônicos ou mecânicos.

4. Quais são os principais fatores para se ter uma EAD de qualidade?

R: disponibilizar os conteúdos de forma que estes privilegiem a construção do conhecimento pelo aluno, (VALENTE, 2002), levando em consideração o seu estágio de conhecimento autônomo, seus diferentes estilos de aprendizagem e as diversas dimensões que implicam na definição de uma estratégia para a aprendizagem significativa construtiva.

5. Busque conceitos de EAD na internet e transcreva uns três ou quatro.

• separação entre professor e aluno durante a maioria do processo de aprendizagem

• transmissão de informação entre a instituição que promove o curso e os alunos, através de meios instrucionais;

• comunicação interativa entre a instituição que promove o curso, o aluno e o tutor.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual é a diferença entre a segunda e a terceira geração de EAD?

Segunda geração

• Desenvolveu-se no século XX

• Integrou-se ao uso do impresso aos meios de comunicação audiovisual;

• Desenvolveu-se a partir das orientações behavioristas e industriais presentes na época.

Terceira geração

• Iniciou-se na ultima década do século XX, com o desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias.

• Utiliza os meios anteriores e também os novos meios que implicam em mudanças radicais.

• Tempo e espaço tem uma nova conotação.

• A interação professor/aluno, aluno/aluno é dinamizada.

2. Anote os cinco pontos que você julga mais importantes no Decreto 5.622/2005 (pesquise na internet) R: A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para:

I - avaliações de estudantes;

II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente;

III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e

IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso.

V – Proposta pedagógica Curricular, o Plano de ação da escola e as políticas educacionais da SEED.

3. Por que a EAD no mundo de hoje é imprescindível?

R: O século XX encontrou na Educação a Distância /EAD uma alternativa, uma opção às exigências sociais e pedagógicas, contando com o apoio dos avanços das novas tecnologias da informação e da comunicação. A EAD passou a ocupar uma posição instrumental estratégica para satisfazer as amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas.

4. A educação a distância deve ser melhor que a presencial. Por que podemos afirmar isso?

R: A Educação à Distância deve ser vista como um processo de novas oportunidades ...tão boa ou superior aos melhores profissionais da educação presencial.

5. Por que se diz que com a EAD é possível democratizar a educação?

6. Que lições nos dão os outros países quanto à EAD?

7. Quais são os tipos de distância que a EAD tem a enfrentar?

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que o estudante de EAD precisa saber, ter e fazer para ter sucesso na aprendizagem? (Faça uma lista para cada verbo ou para cada item).

1. lembrar-se de que ele é o maior responsável por sua aprendizagem

2. procurar desenvolver sua autonomia e independência nos estudos

3. ser ativo e colaborativo, dando sugestões e participando de todas as atividades promovidas pelo professor.

4. programar-se com disciplina ,reservando um horário suficiente para a realização das tarefas e entrada no ambiente.

5. exercitar-se em seu processo de aprendizagem, buscando aperfeiçoar-se nas estratégias de estudo, tais como: fazer esquemas, resumos, revisões, diagramas, etc..

2. Você concorda que sejam importantes os tipos de interação descritos no fascículo? Justifique. Sim. Émuito importante os três tipos de interação, primeiro os alunos devem absorver o conteúdo, assim o professor precisa facilitar é que o aluno tem com a matéria , pois é um processo de inserção pessoal entre aluno/conteúdo.

3. Na EAD quem é o agente da aprendizagem? Justifique em 10 linhas.

Piaget afirma que para o individuo aprenda é necessário que ele seja o agente de sua aprendizagem. Botklin et al. Dizem que a aprendizagem é um enfoque tanto do conhecimento quanto da dadiva o que destaca a iniciativa humana. É ainda segundo Coll a contribuição para o desenvolvimento da humanidade , na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Compreende a aquisição na pratica da metodologia , novas destrezas, novas atitudes, e novos valores necessário para viver em um mundo em constantes transformações. Então fica claro que o aluno é o agente da aprendizagem pois ele vai buscar aprender e desenvolver seus próprios problemas, assim aprendendo a aprender.

4. De acordo com os conceitos abordados, defina o que é educação flexível?

Unir a conveniência do ensino a distancia a eficácia das aulas presenciais ,preparando os alunos em pouco tempo sem comprometer a qualidades dos conteúdos , é a proposta de um novo conceito de ensino no Brasil, a educação flexível . apesar de ainda ser pouco utilizado pelas instituições, o método tem alcançado bons resultados e é considerado um dos caminhos para a aprendizagem no futuro.

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »