TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS ALINHADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigos Científicos: GESTÃO DE PESSOAS ALINHADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

A GESTAO DE PESSOA ALINHADA NA GESTAO DE CONHECIMENTO

Muito se tem discutido ultimamente a respeito de novas estratégias de ações empresariais para a acirrada disputa de mercados pelas empresas. Como tudo na vida evolui, os conceitos e metodologias de ações estratégicas assim também foram se adaptando de acordo com fatores externos das empresas. Aonde que tanto a gestão de pessoas com a gestão do conhecimento veio para agregar valor para as empresas em suas tomadas de decisões.

Então Gestão do Conhecimento pode ser definida como “conjunto de estratégias para criar”, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão.

Já a Gestão de pessoas é a busca da qualidade, da competência e do desempenho adequado, por meio da orientação e capacitação profissional.

Assim a gestão de pessoas e a gestão do conhecimento podem trabalhar juntas num processo estratégico de uma organização. Pois como a gestão do conhecimento desafia assim de forma positiva o capital intelectual dos integrantes da empresa com o objetivo de produzir melhor de acordo com os conhecimentos do seu próprio pessoal, a gestão de pessoas pode entrar nessa metodologia tanto no início, meio e fim do processo. Pois as organizações da atualidade trabalham com todos os seus setores entrelaçados onde a empresa torna-se um todo alinhado entre suas partes.

Portanto a Gestão do conhecimento trabalha desenvolvendo as pessoas, incentivando ao aprendizado contínuo pessoal, assim a empresa também se desenvolve intelectualmente e a gestão de pessoas torna-se fundamental nesse sentido no papel de elaboração das estratégias corporativas.

As gestões e a estratégia devem estar alinhadas para que os gestores sirvam como intermediários entre os interesses da empresa atuando de modo que incentive e motive todos os envolvidos, agregando valor ao conhecimento individual de cada um.

Sabendo disso, a gestão do conhecimento apresenta-se em 7 fatores de práticas gerenciais sendo elas:

1º. O papel da alta administração, que vem como um fator diferenciado no âmbito de desenvolver em seu pessoal o pleno conhecimento do papel de cada um dentro da organização, bem como metodologias desafiadoras com visão para o aprendizado de cada.

2º. A cultura organizacional é fator determinante no processo de elaboração da estratégia empresarial. Visto que a complexidade da cultura de uma organização pode ser um fator positivo ou negativo dependendo do ponto de análise das estratégias.

3º. As novas estruturas organizacionais vêm com o objetivo de quebrar os paradigmas e até de superar as barreiras, já que é novo para inovar para o melhor.

4º. A política de recursos humanos juntamente com a busca de conhecimentos externos e internos vem com o atrativo de desenvolvimento do pessoal da organização, com novas melhorias e processos aos mesmos.

5º. Os avanços tecnológicos da informática, TI e de comunicação vem apresentando diversas inovações para as empresas, mas o processo tácito de cada pessoa, esse é de importância fundamental.

6º. Esforços de avaliações em relação a processos de comunicação interna bem como o desenvolvimento do capital intelectual.

7º. Necessidade do aprendizado organizacional com os demais.

Visto nesse contexto, então, a gestão do conhecimento desenvolve nas pessoas o poder de auto conhecimento, ou seja, elas tem assim uma metodologia e os caminhos para tornarem sempre, atualizadas e bem preparadas em tudo que forem fazer, gerando assim, agregação de valor em suas vidas, sejam elas profissionais ou pessoais.

As gestões de competências e por competências estão correlacionadas intimamente, onde a empresa evolui se desenvolve, e tendo o seu crescimento diretamente ligado ao conhecimento absorvido e desenvolvido por seus gestores e colaboradores, isso em todos os níveis. Enquanto a empresa avalia, planeja e desenvolve as competências para o seu crescimento, em paralelo cria um conjunto de ações visando o desenvolvimento profissional individual, focando os elementos e suas habilidades, que incidem num trabalho em equipe, fortalecendo não só o próprio colaborador, mas toda a organização.

Sendo assim, a gestão de competências é definida como uma forma de gestão que planeja desenvolve e organiza e avalia as competências necessárias de seu negócio e desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com