TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generalização das abordagens tradicionais, comportamentais e humanísticas das relações educativas e educacionais

Tese: Generalização das abordagens tradicionais, comportamentais e humanísticas das relações educativas e educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a reflexão critica sobre as relações de ensino-aprendizagem através das abordagens Tradicionais, Comportamentais e Humanistas , utilizando como base a obra “Pinóquio as Avessas” de Rubem Alves, onde conta a historia de um menino criado e ensinado sobre a abordagem tradicional , e ao longo de sua vida passa por varias frustrações e decepções por não poder seguir seu sonho.

II – Articulação com as abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista da relação ensino-aprendizagem

Abordagem Tradicional – Diretiva:

É um processo de ensino- aprendizagem baseada em uma pratica educativa e transmissão ao longo dos anos. Para Snyders, a abordagem de ensino tradicional é a verdadeira e correta. Nesse contexto, a escola é caracterizada por um espaço restrito no qual transmite informações e valores sociais marcantes aos alunos visando apenas à quantidade e variedade dessas transmissões, excluindo o pensamento reflexivo.

Surge então o mito da transmissão e o conceito de tabula rasa, onde só o professor ensina e o aluno é um receptor passivo.

No livro “Pinóquio às avessas” a identificação com a abordagem tradicional é extremamente evidente.

Essa abordagem já estava inserida nos pais de Felipe que mesmo antes de ir à escola já o diziam como tudo seria: “... Lá vão lhe ensinar muitas coisas. Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o segundo ano...”

Felipe era questionador, sempre fazia perguntas que não obtia respostas, inclusive na escola.

Podemos notar então como a escola de Felipe no livro era integralmente tradicional.

Em determinado ponto da historia, onde o personagem questiona sobre a aprendizagem dos pássaros na escola, a professora responde que isso não está no “programa”, uma fila de coisas que ele deve aprender na escola feita por pessoas muito inteligentes do governo e que pensar em pássaros o deixaria burro.

Nenhum de seus conhecimentos e pensamentos era aceito, pelo contrario, excluídos.

Em outro momento, Felipe faz uma pergunta à professora: "Por que temos que estudar dígrafos?". E a professora responde: "Isso vai cair no vestibular". Nesse momento, o personagem interpreta que, todo conhecimento que adquirir na escola só servirá para passar no vestibular.

Abordagem Comportamentalista – Pedagogia Não Diretiva:

É caracterizada pela “descoberta” do aluno, mas que já estava presente na sua realidade exterior.

Segundo Skinner, o reforçamento condicionante é essencial para o aprendizado (por exemplo: elogios, reconhecimentos e prêmios), pois o resultado obtido depende de uma atuação do transmissor.

A missão do professor se torna planejar o processo de aprendizagem do aluno que é considerado um recipiente de reflexões e informações.

Em relação à estória, identificamos a mudança com que Felipe sofreu devido ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com